Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do leilão de automóveis: saiba como funciona a ação

Entre os vários tipos de golpes que ganharam força durante a pandemia da Covid-19 está o do falso leilão de automóveis. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Entre os vários tipos de golpes que ganharam força durante a pandemia da Covid-19, está o do falso leilão de automóveis. Os golpes e fraudes estão constantemente sendo relatados pelas vítimas, que por muitas vezes só descobrem a ação criminosa quando checam contas bancárias e folhas de pagamento.

É comum que as empresas realizem leilões de veículos, objetos e propriedades. No entanto, criminosos se aproveitam do interesse das pessoas, que buscam um bom negócio por meio desta modalidade de aquisição. Muitas vítimas não sabem dos possíveis perigos e acabam nas “garras” dos bandidos.

Como funciona o golpe do leilão de automóveis

Constantemente empresas públicas e privadas realizam leilões de imóveis e veículos. Essas instituições leiloam propriedades e automóveis para arrecadar valores e investir em, por exemplo, novos carros, espaços e equipamentos.

Os leilões de veículos costumam oferecer ofertas de automóveis com valores abaixo dos preços de mercado, chamando a atenção dos consumidores. Assim, os carros, motos, caminhões e até mesmo ônibus recuperados, são disponibilizados para arremate.

Dessa forma, aproveitando do interesse do consumidor, os criminosos criam um site falso com propostas tentadoras para aplicar o golpe nas vítimas. Às vezes, as páginas divulgadas pelos bandidos podem parecer seguras, o que dificulta a percepção da pessoa.

O que fazer para não cair no golpe do leilão de automóveis?

Algumas dicas podem ser úteis para evitar que o consumidor caia no golpe do leilão de automóveis, afinal ninguém quer perder dinheiro e ser vítima de um crime. Veja abaixo alguns cuidados necessários quando se trata de leilão!

Dica 1: Ter cuidado nos sites de busca

No momento de pesquisar por leilões na internet, em sites de busca, qualquer pessoa deve lembrar-se que as primeiras opções que aparecem são anúncios pagos. Dessa forma, os golpistas gostam de utilizar essa tática para atrair as vítimas e fazê-las acessar falsas páginas.

Dica 2: Buscar leiloeiros conhecidos

No ramo dos leilões, existem empresas confiáveis que possuem escritórios e depósitos para armazenar os objetos leiloados, permitindo que os interessados façam visitas.

Dica 3: Ler os editais

É muito importante ler os editais do leilão, pois esses documentos apresentam informações relevantes sobre o certame, como a origem dos objetos leiloados, condições de pagamento e outros. 

O interessado deve fazer questão de procurar por dia e local de vista para os itens disponíveis no leilão. Não encontrando essa informação, o consumidor deve desconfiar, uma vez que a opção de visitação transmite mais segurança.

Dica 4: Pesquisar avaliações e relatos em sites de reclamações

Em qualquer situação, independente de tratar-se de um leilão ou não, o consumidor deve pesquisar em sites de reclamações para saber como anda a reputação do leiloeiro. Essa é uma boa opção para passar longe de empresas duvidosas.

O consumidor pode acessar o portal leilãoseguro.org.br, que é uma iniciativa da Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras). No site, as pessoas podem verificar se uma empresa é confiável e ler as denúncias.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com