Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Nome Limpo: fuja dessa cilada

Estar com o “nome sujo” já se tornou realidade para muitas pessoas, que aceitam qualquer oportunidade de deixar o nome limpo novamente.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

É comum conhecer alguém que ficou negativado após não pagar suas contas dentro do prazo estipulado. O tão temido e conhecido “nome sujo” já se tornou realidade para muitas pessoas, que aceitam qualquer oportunidade de deixar o nome limpo novamente.

Diante do interesse dos cidadãos brasileiros em voltar a ter acesso a serviços não disponíveis para quem está negativado, criminosos têm aplicado golpes. Um, que já é conhecido, utiliza o nome do Serasa e promete descontos e até mesmo limpar o nome em 24 horas.

Brasileiros acabam tendo informações adicionadas em bancos de dados, como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), quando não pagam suas dívidas. A inclusão é feita pela empresa que não recebeu o valor devido, sendo ela também a responsável por retirar o nome do cliente da lista após o mesmo quitar o débito. 

Como funciona o golpe do Nome Limpo

Através das redes sociais, os criminosos pedem o CPF das vítimas e, posteriormente, conseguem a relação de pendências da pessoa. Eles criam anúncios com descontos bem altos e com a promessa de limpar o nome dos negativados até mesmo sem pagar as dívidas. Tudo isso para atrair os indivíduos.

A Serasa costuma realizar feirões onde empresas participantes oferecem propostas de negociação das dívidas. A partir de condições especiais, as pessoas podem voltar para o mercado, conseguir empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e muitos mais.

Como não cair no golpe do Nome Limpo

É importante que os consumidores desconfiem das propostas, uma vez que a Serasa não entra em contato sugerindo a renegociação de dívidas. Além disso, o órgão possui um portal oficial onde estão reunidos todos meios de contato reais e conteúdos de orientação.

Outro ponto de atenção é que a Serasa não indica pagamento das dívidas via Pix. Os boletos, que apresentam a marca do órgão e nome da instituição onde o consumidor contraiu o débito, são gerados de acordo com a proposta de renegociação realizada na plataforma.

Qualquer pessoa que cair no golpe deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Caso seja comprovado que uma outra empresa foi responsável pelo vazamento dos dados, a vítima poderá ser indenizada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com