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Golpe financeiro: Saiba como agir após ter sido alvo

Tem algumas providências importantes que são fundamentais para você que sofreu um golpe financeiro

O mundo financeiro está mudando dos bancos para os celulares. Hoje raramente é necessário enfrentar a fila de um banco para resolver algum problema. Entretanto, ao mesmo tempo que aumenta a praticidade dos brasileiros, é cada vez maior o número de golpistas de olho no que você faz online. Eles estão prontos para atacar, podendo trazer sérias dores de cabeça. O número de golpes financeiros só aumenta e, por conta disso, o Nubank fez um artigo explicando o que você deve fazer.

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O relatório “2020 – O ano em Resumo”, que foi publicado pela revista Apura, uma empresa especializada em segurança cibernética e investigação em meios digitais, as de tentativas de golpes financeiros aumentaram em quase 400% desde 2019. O número é assustador e, por conta disso, você tem que saber como agir nestes casos.

Caí em um golpe financeiro. O que devo fazer?

Cair em um golpe financeiro é um risco que todo mundo corre. Se isso acontecer com você, pare tudo que está fazendo e tome as primeiras providências. Veja abaixo alguns passos importantes após ter sido vítima de golpe financeiro.

  • ENTRE EM CONTATO IMEDIATAMENTE COM A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA – Explique em detalhes o ocorrido. Após uma transação ser feita, não tem mais como evitar que o dinheiro chegue na conta da outra pessoa, porém, existe a possibilidade de contestar a chegada do valor junto a instituição de destino da quantia.
  • DENUNCIE – Assim que entrar em  contato com o a instituição e explicar ocorrido, faça um BO imediatamente. Só assim as investigações poderão ser iniciadas, podendo resultar na devolução do dinheiro em alguns casos.
  • MUDE TODAS AS SENHAS – Assim que perceber algo de errado, mude toda as suas senhas.
  • PEÇA UM NOVO CARTÃO – Caso o número do seu cartão tiver sido exposto, peça junto a instituição o envio de um novo.
  • COMPRA DESCONHECIDA – Se perceba alguma compra desconhecida no seu cartão, entre em contato imediatamente e conteste a transação.

Mesmo que você faça tudo acima, é importante ficar atento já que cada banco tem formas diferentes de agir em caso de fraudes ou golpes.

Dessa forma, é importante você buscar essas informações junto ao seu banco atual, mesmo que não tenha sido alvo de um golpe. Caso não goste dos procedimentos que podem ser tomados, mude de instituição.

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imagem: fizkes / shutterstock.com