Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: falsa petição com pesquisa sobre impeachment de Bolsonaro é golpe

Saiba como identificar e se prevenir desse tipo de golpe.

0

Está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp mais um tipo de golpe. Desta vez, ele vem disfarçado de abaixo-assinado que consulta a população a respeito de um eventual impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A Agência Lupa e o portal Boatos.org foram responsáveis por descobrir a fraude, a partir de uma checagem de dados. Com isso, após a análise da página de origem da mensagem, foi descoberto que se trata de um site sem validade. Para saber mais sobre esse novo golpe, continue a leitura.

Você pode gostar também:

Caixa Tem: Inscritos no Bolsa Família também precisam atualizar os dados?

Como a alta da taxa Selic para 2,75% afeta o seu dia a dia?

Veja as vagas de home office ofertadas na Alpagartas e mais 3 empresas

Cuidado: falsa petição com pesquisa sobre impeachment de Bolsonaro é golpe

Dessa forma, as duas empresas que fizeram a checagem chegaram à conclusão de que a página, com métodos questionáveis de funcionamento, teria potencial elevado de atuar como isca para golpes digitais. Em geral, esse tipo de atividade tem como objetivo roubar dados pessoais ou até mesmo obter acesso a aparelhos celulares e aplicativos de mensagens como o próprio WhatsApp.

Assim, a página em questão, que vem circulando sobretudo no WhatsApp, é um abaixo-assinado do site “peticaopublica.me”. Para isso, ela simula a interface de outros endereços verídicos, como o Avaaz e o Change.org, para realizar crimes cibernéticos.

Fraude visa roubar dados de usuários

Por fim, a petição passou a ser mais compartilhada na internet nos últimos dias. Desse modo, o portal questiona ao usuário se ele está de acordo com o impeachment do presidente. Ao responder ao questionamento, você precisa compartilhar o abaixo-assinado com cinco contatos do WhatsApp. Além disso, os criminosos também criaram um link para validar a participação no documento.

Então, a participação no abaixo-assinado não passa de um golpe virtual para roubar seus dados. Portanto, cuidado ao assinar qualquer tipo de petição na internet.

Enfim, gostou dessa matéria sobre golpes na internet?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...