Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes com cartões de crédito são investigados pela justiça carioca

Os criminosos encontram facilmente maneiras de fraudar os cartões de crédito.

Um grupo que atuava com golpes em cartões de crédito foi alvo de cumprimento de mandados de prisão no Rio de Janeiro na segunda-feira passada (10). De acordo com a polícia, a principal atuação dos bandidos em questão ocorria nos bairros de Nova Iguaçu e São Gonçalo, chegando a um rombo de R$ 2.000.000 para as vítimas.

Foi a 38ª Vara Criminal da Capital que autorizou as prisões dos criminosos, destacando-se que o Ministério Público do Rio de Janeiro também tem participação nas investigações.

Já o cumprimento dos mandados foi possível por causa da ação de duas corporações: a Coordenadoria de Segurança e Inteligência e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

É provável que você goste também

Dívidas de cartão de crédito aumentam em São Paulo

Santander libera negociação de dívidas com 90% de desconto e em até 24x

Bancos relatam enorme queda em seus lucros nos últimos 21 anos

“Dom Ratão” foi o estopim para a polícia

Quando as autoridades começaram a investigar diversas fraudes em cartões de débito e de crédito, chegou-se ao nome “Dom Ratão”.

De acordo com um preso, ele conseguia toda a numeração dos cartões, repassando à quadrilha para que fossem usadas em compras. É claro que o golpe só dava certo quando se tratava de compra sem a apresentação do cartão físico, que não necessariamente era roubado.

Dentre as coisas compradas por meio desse golpe, a polícia chegou a bolsas de grife, televisões, joias e muito mais.

Vale dizer que a quadrilha também tinha dinheiro vivo consigo, talvez sendo decorrente da venda do que foi comprado com os cartões. Ao todo, a quantia encontrada foi de R$ 18.500.

Ainda de acordo com os investigadores, os criminosos que aplicavam os golpes usando cartão de crédito eram parentes entre si.

Não foi informada a identidade de “Dom Ratão” e nem como ele conseguia as informações dos cartões de crédito das vítimas, mas a quadrilha pode chegar a receber pena de até 8 anos.

Como evitar golpes usando cartões de débito e de crédito

Como se percebe, os criminosos encontram facilmente maneiras de fraudar os cartões. Sendo assim, é muito importante que a população saiba como se prevenir. Para evitar ser vítima de golpes usando cartões de crédito, você deve, por exemplo:

  • Em primeiro lugar, fazer compras apenas em sites confiáveis;
  • Ao comprar em uma loja física, pedir o comprovante;
  • Ficar atento a quem está atrás e ao atendente da loja, pois eles podem anotar a senha;
  • Não emprestar o cartão de débito ou de crédito;
  • Não informar numeração de cartão para conhecidos, principalmente não a escrevendo em papeis;
  • Por fim, fazer o cancelamento se houver compra suspeita.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: wk1003mike / shutterstock.com