Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes com cartões de crédito são investigados pela justiça carioca

Os criminosos encontram facilmente maneiras de fraudar os cartões de crédito.

0

Um grupo que atuava com golpes em cartões de crédito foi alvo de cumprimento de mandados de prisão no Rio de Janeiro na segunda-feira passada (10). De acordo com a polícia, a principal atuação dos bandidos em questão ocorria nos bairros de Nova Iguaçu e São Gonçalo, chegando a um rombo de R$ 2.000.000 para as vítimas.

Foi a 38ª Vara Criminal da Capital que autorizou as prisões dos criminosos, destacando-se que o Ministério Público do Rio de Janeiro também tem participação nas investigações.

Já o cumprimento dos mandados foi possível por causa da ação de duas corporações: a Coordenadoria de Segurança e Inteligência e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

É provável que você goste também

Dívidas de cartão de crédito aumentam em São Paulo

Santander libera negociação de dívidas com 90% de desconto e em até 24x

Bancos relatam enorme queda em seus lucros nos últimos 21 anos

“Dom Ratão” foi o estopim para a polícia

Quando as autoridades começaram a investigar diversas fraudes em cartões de débito e de crédito, chegou-se ao nome “Dom Ratão”.

De acordo com um preso, ele conseguia toda a numeração dos cartões, repassando à quadrilha para que fossem usadas em compras. É claro que o golpe só dava certo quando se tratava de compra sem a apresentação do cartão físico, que não necessariamente era roubado.

Dentre as coisas compradas por meio desse golpe, a polícia chegou a bolsas de grife, televisões, joias e muito mais.

Vale dizer que a quadrilha também tinha dinheiro vivo consigo, talvez sendo decorrente da venda do que foi comprado com os cartões. Ao todo, a quantia encontrada foi de R$ 18.500.

Ainda de acordo com os investigadores, os criminosos que aplicavam os golpes usando cartão de crédito eram parentes entre si.

Não foi informada a identidade de “Dom Ratão” e nem como ele conseguia as informações dos cartões de crédito das vítimas, mas a quadrilha pode chegar a receber pena de até 8 anos.

Como evitar golpes usando cartões de débito e de crédito

Como se percebe, os criminosos encontram facilmente maneiras de fraudar os cartões. Sendo assim, é muito importante que a população saiba como se prevenir. Para evitar ser vítima de golpes usando cartões de crédito, você deve, por exemplo:

  • Em primeiro lugar, fazer compras apenas em sites confiáveis;
  • Ao comprar em uma loja física, pedir o comprovante;
  • Ficar atento a quem está atrás e ao atendente da loja, pois eles podem anotar a senha;
  • Não emprestar o cartão de débito ou de crédito;
  • Não informar numeração de cartão para conhecidos, principalmente não a escrevendo em papeis;
  • Por fim, fazer o cancelamento se houver compra suspeita.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: wk1003mike / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...