Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo dos Estados Unidos acusa Facebook de ser um monopólio

A acusação diz que o conglomerado de Mark Zuckerberg é um monopólio desde 2011

O Facebook vai ter que responder por uma nova denúncia de práticas anticompetitivas de mercado. A ação é movida pela Federal Trade Comission (FTC), um órgão independente que compõe as instituições regulatórias do comércio dos Estados Unidos. Essa acusação diz que o conglomerado de Mark Zuckerberg é um monopólio desde 2011, quando o grupo começou a dominar o setor de redes sociais no país. 

Lojista que aceita Pix como modalidade de pagamento vende 10% a mais

Governo dos Estados Unidos acusa Facebook de ser um monopólio

O novo texto atualiza o processo de dezembro de 2020 contra a rede social. Em suma, a ação acusa a empresa de monopólio no setor digital. Em junho de 2021, as alegações foram rejeitadas pela juíza que cuida do caso, que deu ao órgão a chance de apresentar um novo texto para fazer uma nova denúncia. 

Esse texto resulta de uma investigação que já dura alguns anos, e tem como núcleo a formação de um monopólio de redes sociais por Mark Zuckerberg. O empresário comprou as empresas como o Instagram e o WhatsApp. A justificativa é que o Facebook impediu o crescimento de rivais, ao comprar os grandes participantes de comunicações e concentrar poder “individual e coletivamente”.

Dessa forma, o Facebook tem até outubro de 2021 para enviar uma resposta ao tribunal. A justiça deve julgar se a denúncia é ou não é procedente. Na pior das hipóteses, a companhia vai ter que se fragmentar e separa alguns dos seus serviços. 

Por fim, a defesa do Facebook engloba vários fatores, como a própria FTC, ter liberado ambas as compras no momento em que ocorreram. A rede ainda critica a indicação de Lina Khan como o atual chefe da divisão. Em suma, a professora de Direitos é famosa por criticar a plataforma.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: askarim / shutterstock.com