Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo articula e Auxílio-Taxista ganha mais um passo importante

O Ministério do Trabalho e Previdência pediu às prefeituras que enviem informações a respeito dos taxistas que são regularmente cadastrados.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última quinta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Previdência pediu às prefeituras de todo o país que enviem informações a respeito dos taxistas que são regularmente cadastrados em seus bancos de dados para possibilitar o repasse do auxílio-taxista.

Dessa forma, a expectativa é que o primeiro lote do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (BEm-Taxista) seja pago no dia 16 de agosto.

Cadastro das informações para o Auxílio-taxista

O envio das informações do cadastro dos taxistas pelas prefeituras teve início na segunda-feira (25) no site do ministério. Assim, as orientações para a inclusão dos dados e informações sobre o pagamento do auxílio-taxista constam no portal.

À vista disso, o sistema permanecerá aberto para que sejam enviados os cadastros até dia 31 de julho. Caso alguma prefeitura não tenha recebido a comunicação do ministério, ainda sim, poderá entrar no sistema e cadastrar as informações. Portanto, é preciso que as prefeituras enviem o cadastro dos taxistas, pois esses dados são de competência municipal ou distrital.

Assim, os dados cadastrados pelas prefeituras serão processados pelo Dataprev, empresa parceira do governo federal.

Exigências

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, para receber o auxílio-taxista, os motoristas de táxi precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022.

O valor do benefício e a quantidade de parcelas do auxílio-taxista poderão ser adequados conforme o número de beneficiários cadastrados, limitado ao total disponível no orçamento para o pagamento do auxílio, previsto na legislação do benefício.

Caminhoneiros

De acordo com o ministério, diferentemente do auxílio-taxista, o Pix Caminhoneiro já está avançado, pois as informações de cadastro dos caminhoneiros foram repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Ministério da Infraestrutura e já estão sendo processadas.

Dessa forma, a previsão para pagamento do primeiro lote aos caminhoneiros autônomos é 9 de agosto. Assim, serão pagas seis parcelas no valor de R$ 1 mil.

Por fim, uma portaria será divulgada para regulamentar os detalhes sobre o pagamento de cada benefício.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Fernando Dias Fotografia/shutterstock.com