Governo distribui R$ 8 milhões para benefício de mais de 4.000 brasileiros; veja como receber
Saiba mais sobre o benefício que ajudou milhares de jovens brasileiros em sua carreira e como receber por meio de inscrição on-line!
Cerca de 4 mil atletas do Distrito Federal contarão com um benefício do governo para ajudar com a sua carreira. Trata-se do Programa Compete Brasília, que possui um investimento atual de R$ 8 milhões para ajudar atletas e paratletas da região. Ainda, as instruções de como receber também possuem o intuito de serem facilitadoras para os jovens.
À vista disso, antes do benefício, os atletas enfrentavam dificuldades para se locomover para locais de competição fora de Brasília. No entanto, até a metade deste ano, o programa financiou mais de mil viagens terrestres e aéreas e alguns dos competidores foram para Egito, França e Rio de Janeiro. Saiba mais a seguir.
Programa Compete Brasília ajuda esportistas
O Governo do Distrito Federal lançou o Programa Compete Brasília, voltado para os esportistas. Esse benefício facilita na questão de como receber o suficiente para conseguir transporte até os locais de competição. Isto é, ajuda a reduzir casos de atletas e paratletas que dependiam de vaquinhas para conseguir se deslocar.
Veja também:
Empresas passam a oferecer benefício assistencial a funcionárias na menopausa; saiba mais
Ademais, o programa cobre tanto viagens nacionais quanto internacionais, seja por via aérea ou terrestre. Entretanto, para participar, o esportista precisa cumprir algumas condições. São elas:
- Estar ligado a alguma instituição em colaboração com o benefício;
- Mostrar documentos que comprovem a sua participação como esportista;
- Comprovar sua inscrição na competição que deseja ir;
- Para competições fora do país, mostrar cópia do passaporte com visto.
Além disso, caso outro esportista realize a substituição de um competidor ferido ou incapacitado de participar, deverá cumprir as mesmas condições e passar pelas etapas. Ainda, após o retorno da competição, o atleta também prestará contas acerca dos gastos da viagem.

Como receber o benefício
Em suma, antes a solicitação ocorria por meio presencial. Agora, o governo disponibiliza a inscrição por meio do site da Secretaria de Esporte e Lazer para representantes e atletas. No mais, para que o beneficiário veja como receber, precisará de documentos como:
- Requerimento da passagem aérea;
- Documentos referentes a competição;
- Currículo com dados pessoais do esportista;
- Comprovante de residência de até dois anos.
Por fim, a secretaria também pode solicitar documentos pessoais do técnico responsável pela equipe. Portanto, o esportista deve realizar o pedido até 40 dias antes do início da competição se ela for no Brasil. Em caso de ida ao exterior, o prazo é de 60 dias antes.
Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com