Autonomia do BC é tema de encontros entre Guedes, Campos Neto e parlamentares

Encontro visa debater autonomia do Banco Central.

0

O Ministério da Economia confirmou que o ministro Paulo Guedes deve se reunir no início desta noite (08/02) com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira. O objetivo do encontro é debater a possibilidade de autonomia do Banco Central (BC). 

É provável que você também goste:

Empréstimo da Portocred oferece até R$ 35 mil e prazo de 36 meses para você pagar

Banco Inter é a Robinhood brasileira?

Banco BMG lança plano de telefonia móvel. Saiba como solicitar o BMG Chip

Banco digital Nação BRB Fla alcançou 120 mil contas abertas

Roberto Campos Neto, atual presidente da autoridade monetária, também é esperado neste encontro. Outros parlamentares podem participar para opinar sobre o assunto e se preparar para a votação, que deve acontecer ainda esta semana. 

Guedes e Campos já se encontraram na manhã do mesmo dia com o relator do projeto na Câmara, o deputado Silvio Costa Filho. Ele deu um parecer prévio favorável ao projeto que visa tornar o BC um órgão autônomo. 

Caso o projeto seja aprovado, o BC vai passar por grandes mudanças sem perder de vista seus principais objetivos. Entre eles estão a eleição para Presidente e Vice do Banco Central, que ocorre a cada quatro anos.

O objetivo final das modificações é permitir maior liberdade ao BC para atuar em momentos de crise, aumentar suas metas e estabelecer um combate direto à inflação com apoio constante à criação de empregos plenos.

Um dos principais motivos para a necessidade do projeto é o crescimento desenfreado no número de famílias que dependem de subempregos, principalmente gerados por aplicativos, e o impacto negativo que isto traz para a economia. 

Como a pandemia afetou o Banco Central

Durante o ano de 2020 e até o presente momento, a pandemia de Covid-19 vem causando fortes danos à economia brasileira, motivo pelo qual o BC precisa de medidas fortes para restaurar a segurança econômica do país com o apoio do Governo Federal. 

Costa Filho afirma que, com a aprovação do projeto, o BC estaria melhor equipado para combater a inflação e diminuir os juros. A ação adequaria o Brasil a um padrão econômico internacional e promoveria uma valorização do real frente ao dólar.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...