Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo tenta evitar greve dos caminhoneiros contatando lideranças

Os caminhoneiros não gostaram da alta no preço do diesel da Petrobras, que foi anunciado no dia 9, segunda-feira. De acordo com Wallace Landim, presidente da Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), a consequência dessa mudança resultará nos preços dos produtos no varejo.

Segundo Landim, (líder da greve em 2018), o governo tem realizado contato com lideranças a fim de evitar uma nova greve. Contudo, a tentativa infelizmente não gera resultados sem uma ação real.

O Ministério da Economia está avaliando a criação de um novo modelo para o preço do frete, para tentar diminuir a pressão sobre a categoria.

Atualmente, o caminhoneiro autônomo é contratado por um valor estipulado, porém, por causa dos aumentos nos preços do combustível, eles gastam mais do que o previsto na entrega da mercadoria.

É provável que você também goste:

Motoristas sem multas receberão benefícios do governo

Banco Central retoma greve e se junta a servidores do INSS e do MIP em busca de reajuste salarial

Medida assinada pelo governo garante que os servidores em greve não sofrerão descontos no salário

Quais são as medidas em análise?

A proposta do Executivo é certificar que o preço do frete para o motorista seja o mesmo valor final, ou seja, no momento que a mercadoria for entregue. Por este motivo, o profissional ficaria menos passível à instabilidade dos valores dos combustíveis.

Outra medida é corrigir a tabela do frete de forma mais frequente e não a cada seis meses como acontece hoje em dia. Inclusive, já está em análise a redução de alguns procedimentos como o registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), além de diminuir das despesas com emplacamento.

Até agora nenhuma das medidas foram comunicadas oficialmente. Nesse meio tempo, o governo continua procurando uma solução que não envolva o orçamento, mesmo que não haja mais espaço no  teto de gastos.

Qual foi o reajuste no diesel?

A Petrobras anunciou na segunda-feira (9), o aumento de 8,8% no preço do diesel vendido em suas refinarias. Esse foi o primeiro reajuste após mais de 60 dias, de acordo com a estatal. Por causa da mudança, o litro passou a ser vendido por R$ 4,91 para as distribuidoras de todo o Brasil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Grandi / Shutterstock.com