Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Greve no Banco Central atrasa divulgação de importantes índices

De acordo com o Banco Central, a causa do atraso na divulgação é a greve dos servidores da autoridade monetária. Confira!

Nesta segunda-feira (29), o Banco Central do Brasil informou que a divulgação do Boletim Focus, relatório que apresenta as estimativas e projeções do mercado financeiro para inflação, dólar, taxas de juros, preços, entre outros indicadores, sofrerá atraso. 

Normalmente, o relatório é divulgado todas as segundas-feiras. No entanto, a nova data prevista é para esta terça-feira (30). De acordo com o Banco Central, a causa do atraso na divulgação é o movimento sindical dos servidores da instituição. Veja mais detalhes!

Greve no Banco Central

Assim, a paralisação fez com que a autoridade financeira tivesse que reprogramar as divulgações de dados da economia brasileira. Contudo, vale lembrar que essa situação já aconteceu anteriormente. Em agosto de 2023, o Banco Central precisou adaptar o planejamento de divulgações devido a uma greve dos servidores.

Veja também:

Nubank lança nova opção de investimento; confira

Com a greve, os servidores do Banco Central exigem a reestruturação de carreira e a implementação de uma bonificação de produtividade, similar ao bônus recebido pelos servidores da Receita Federal. Além disso, os servidores argumentam que o quadro de funcionários do Banco Central é insuficiente para a demanda de trabalho exigida pela instituição. 

Já que a legislação prevê que o Banco Central deveria ter no mínimo 6,5 mil colaboradores. No entanto, atualmente, conta com apenas 3,6 mil colaboradores. Diante disso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos abriu recentemente 100 vagas para quem deseja trabalhar no Banco Central. No entanto, os servidores reivindicavam a abertura de 545 vagas.

fachada do Bancos Central do Brasil, com letras e logotopo metálicos na cor cinza sobre uma parede de concreto cinza claro
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Novo calendário de divulgações dos índices

Por fim, confira o novo calendário de divulgações dos índices pelo Banco Central:

  • Relatório Focus – 30 de janeiro de 2024;
  • Estatísticas do Setor Externo – 5 de fevereiro de 2024;
  • Estatísticas Monetárias e de Crédito – 6 de fevereiro de 2024;
  • Estatísticas Fiscais – 7 de fevereiro de 2024.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com