Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Greve por tempo indeterminado no INSS: atendimentos são reagendados

Pela terceira vez no ano, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), paralisaram o atendimento nas agências da Previdência Social de todo o país.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, segurados que estavam com atendimento marcado para a unidade da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, foram pegos de surpresa.

Contudo, dessa vez será diferente, e de acordo com a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), essa greve será por tempo indeterminado. Na última quarta-feira (30), dos 18 médicos lotados nesta unidade, apenas 2 compareceram ao trabalho.

É provável que você também goste:

Governo pretende acabar com contribuição única na aposentadoria do INSS

Meu INSS libera consulta a contratos de empréstimo consignado

Antecipação do 13º salário do INSS é liberada; veja quem tem direito

Reivindicações dos Médicos Peritos do INSS

Esta greve é uma forma de pressionar o governo para que atenda alguns pedidos da classe, entre eles:

  • Reajuste de 19,99%, referente a perda de valor do real por conta da inflação que atingiu o país de 2019 a 2022;
  • Limitação de 12 atendimentos presenciais diários por profissional;
  • E, realização imediata de concurso público para o preenchimento de três mil vagas. 

Em todo país há 3.411 médicos peritos, entretanto, segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), apenas 2.853 estão em atendimento em todo o país.

Prejuízo para segurados do INSS

Almir Marvila, de 58 anos, morador do Caju, na Zona Portuária, se lamentou ao site iG Economia, sentando em uma mureta desanimado, esperando uma solução para o atendimento para conseguir seu auxílio-doença acidentário, que estava agendado há mais de um mês.

Apoiado por um andador, o segurado disse: “Trabalho em um estaleiro e sofri um acidente de trabalho que quase destruiu meu pé. Tive que fazer uma cirurgia para colocar parafuso, costurar a parte debaixo do pé, entre os dedos, e nem consigo pisar”.

Marvila estava marcado para essa quarta-feira (30) às 8h, todavia, como apenas 2 médicos peritos compareceram ao posto do INSS, é necessário o reagendamento ou ou o atendimento, caso estivesse na lista de um dos dois que estavam trabalhando.

“Não estou pedindo favor, eu contribuo para o INSS. É meu direito receber o auxílio-doença”, comentou Marvila com indignação.

Após a paralisação da categoria durante o mês de fevereiro, o ministro do Trabalho e Previdência, Ônyx Lorenzoni, se reuniu com representantes da categoria para debater as reivindicações em três ocasiões. A quarta reunião estava marcada para o dia 31 de março, mas foi adiada para 4 de abril, quando o atual ministro já não estará mais à frente da pasta.

A classe interpretou o adiamento da reunião como uma manobra política a fim de não atender às solicitações. Assim, a categoria se sentiu desrespeitada, o que motivou a escrita de uma nota de repúdio.

Em comunicado, a ANMP disse que “Apesar de essa ter sido a quarta reunião com os representantes da categoria, o governo manteve a mesma postura inerte, omissa e desrespeitosa que vem adotando desde o primeiro encontro, sem a demonstração de nenhuma providência efetivamente implementada para cumprir o acordo que havia firmado com a carreira”.

 “Ao contrário do compromisso original, firmado após a primeira mobilização da carreira, o governo informou que já não atenderia mais todas as reivindicações da categoria e que pontos essenciais como o reajuste salarial e a promoção de concurso público seriam abandonados”, completou.

Por fim, a associação esclareceu que “a paralisação continuará até a Perícia Médica Federal receber o tratamento respeitoso que merece”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com