Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guedes afirma que desemprego chegará a 8% até o final do ano

Ministro se mostra otimista quanto ao crescimento do país e redução do desemprego; confira os detalhes

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última terça-feira (10), o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que a taxa de desemprego do Brasil irá cair a 8% antes do final deste ano e que a alta do Produto Interno Bruto (PIB) irá superar as projeções de analistas.

Crescimento

Em Brasília, ao abrir o Congresso da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Guedes repetiu a avaliação de que o país está no início de um longo processo de crescimento, contrastando com as economias avançadas que já falam em recessão, e com outros países da América do Sul, como Argentina, Bolívia e Equador, que estão “desmanchando”.

“Nós só temos que ter juízo, só temos que votar direitinho, fazer a coisa certa e seguir o caminho da prosperidade, está tudo arrumado”, afirmou Guedes.

Desemprego

No segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego do país ficou em 9,3%, menor índice para o período desde 2015.

“Antes de o ano acabar nós estamos descendo para 8%…vamos terminar o ano com a menor taxa de desemprego que nós já vimos nesses últimos 10,15 anos”, destacou Guedes.

Ademais, o ministro disse, sem dar detalhes, que o país deve avançar no programa de transação tributária que concede descontos para que empresas regularizem suas dívidas. Assim, assegurando o acesso às mesmas possibilidades aos setores de eventos, comércio e serviços.

Acumulado do ano 

De acordo com o Caged, no primeiro semestre deste ano foram registradas 1.334.791 vagas criadas, resultado menor ao do mesmo período do ano passado. Pois, de janeiro a junho de 2021 foram criados 1.478.997 empregos com carteira assinada.

O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a criação de empregos, com a criação de 788,5 mil vagas. Isso acontece, pois a recuperação econômica desse setor está forte neste ano, promovida pela reabertura da economia depois da pandemia da Covid-19.

O segundo setor a criar mais vagas foi o industrial, com 215,8 mil vagas. Seguido pela construção, que abriu mais de 184,7 mil vagas, a agropecuária com 84 mil, e o comércio com 61,7 mil vagas de emprego no período. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: A.RICARDO / Shutterstock.com