Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro Desemprego agora dá para solicitar pela internet, saiba como

Recentemente, o Ministério do Trabalho liberou um serviço online através do Portal Emprega Brasil, que possibilita solicitar o Seguro Desemprego pela internet. A novidade, evita que o trabalhador precise ir até um posto de atendimento e faça o requerimento presencial. De acordo com a pasta, cerca de 600 mil pedidos são realizados todos os meses. A expectativa é que os números cresçam, com a liberação pela internet. Conforme o IBGE, o Brasil tem 12,5 milhões de desempregados. O valor varia entre R$ 954 e R$ 1.677,74.

Leia também:

Saque do FGTS: confira regras para colocar a mão no seu dinheiro

Seguro Desemprego agora dá para solicitar pela internet, saiba como

O Ministério do Trabalho estima que um em cada quatro desempregados possa receber o Seguro Desemprego com o acesso online. Além do serviço, o trabalhador poderá consultar oportunidades de emprego, bem como cursos de qualificação profissional próximos ao local onde mora.

Como solicitar o Seguro Desemprego pela internet

Primeiramente, é necessário acessar o Portal Emprega Brasil e seguir alguns passos. O desempregado precisa informar os seus dados pessoais e responder a um questionário sobre a sua vida laboral e previdenciária. Com isso, o sistema verifica as informações e as confronta com a base de dados do Governo, como da Receita Federal. Caso o cadastro esteja completo e sem inconsistências, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo caso o trabalhador vá diretamente à agência. Caso contrário, é necessário ir a um posto de atendimento.

Quem pode receber o Seguro Desemprego

Trabalhadores que foram dispensados de trabalhos formais, com carteira de trabalho assinada. Também são contempladas as modalidades de pescador artesanal, empregado doméstico, trabalhador resgatado e bolsa de qualificação profissional.

Para fazer a solicitação do seguro-desemprego é necessário confirmar os dados do requerimento; também atualizar informações pessoais e de formação acadêmica; indicar as experiências e objetivos profissionais; pesquisar vagas de emprego; verificar a disponibilidade de cursos de qualificação; e confirmar a solicitação do benefício.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Para assim acompanhar artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.