Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: como declarar a venda de um automóvel?

Se você vendeu seu automóvel e teve algum lucro, pode haver a cobrança de imposto.

0

Muita gente pensa que não precisa declarar a venda de um automóvel no Imposto de Renda, mas cuidado: isso não é verdade. Em casos de propriedades, como imóvel ou carros, além de declará-las como um bem, também é preciso estar atento com os ganhos que você teve em relação à valorização deste bem. Portanto, para entender como fazer a declaração da venda de um automóvel no Imposto de Renda 2022, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Dedução do Imposto de Renda: o que é e como funciona

Dicas para quem deve declarar o imposto de renda em 2022

Saiba como fazer a declaração de BDRs do Nubank no Imposto de Renda

Imposto de Renda: como declarar a venda de um automóvel?

Em primeiro lugar, vale dizer que, até agosto de 2021, as transações de veículos usados ultrapassaram 10 milhões de unidades. Essa é a maior alta histórica desde 2004, e indica a grande valorização deste tipo de veículo. Sendo assim, se você vendeu seu automóvel e ganhou algum lucro com a venda, pode haver a cobrança de imposto.

Se esta é a sua situação, você precisa informar que se desfez do automóvel e também quem o adquiriu. Para isso basta deixar o item “Situação em 31/12/2021” em branco, e informar a venda no campo “Discriminação” junto com o CNPJ ou CPF do comprador. Para os automóveis (código 21), é preciso acrescentar também a marca, modelo, ano de fabricação, placa, data e forma de aquisição, além do Renavam.

Por fim, é importante lembrar que o limite de isenção nestes casos é de R$ 35 mil. Assim, se houve ganho capital superior a isso, será cobrado o imposto sobre a renda. E caso a pessoa física não apure e recolha o imposto, a Receita Federal poderá cobrar o IR com os acréscimos legais. Importante: mesmo sendo isento, o valor do ganho de capital cuja venda for menor que R$ 35 mil deverá ser declarado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: 89stocker / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar