Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação para as famílias mais pobres passa de 10% nos últimos 12 meses

O percentual é de 0,96% pontos acima do IPCA, que mede a inflação oficial

O elevado aumento dos preços colocou o Brasil em 3º lugar no ranking de inflação da América Latina. Dessa forma, o país fica atrás somente da Argentina e do Haiti. Atualmente, esses países enfrentam uma dura e persiste crise econômica, além de uma ebulição política e social marcada pelos desastres naturais. E como já se era de esperar, as famílias mais pobres são as que mais sofrem no Brasil. De acordo com o Ipea, a inflação medida para essa faixa de renda foi de 10,63% no acumulado de 12 meses, até agosto.  

Mercado financeiro sobe para 8% a estimativa de inflação em 2021. Entenda

Inflação para as famílias mais pobres passa de 10% nos últimos 12 meses

Em suma, o percentual é de 0,96% ponto percentual acima do IPCA, que mede a inflação oficial, e foi de 9,68% no período. Segundo o Ipea, a taxa para os mais ricos no acumulado de 12 meses até agosto, chegou a 8,04%. Isso corresponde a um patamar 2,59 pontos percentuais menor do que as famílias com menos recursos financeiros. 

O Ipea entende como família de renda muito baixa, aquela que ganha menos de R$ 1.808,79 por mês. Já os domicílios com mais de R$ 17.764,49 são classificados como “renda alta”. Abaixo, é possível acompanhar a tabela de faixa de renda que o Ipea considera. 

No acumulado em 12 meses, apesar da alta inflacionária, a taxa de inflação das famílias de renda muito baixa (10,6%), se mantém em patamar acima da observada na faixa de renda alta (8%). Para o segmento de renda mais baixa, a alta segue refletindo as variações de 16,6% dos alimentos no domicílio. Além de 21,1% da energia elétrica, de 31,7% do gás de botijão, e de 5,6% dos mecanismos em 12 meses. 

Por outro lado, para as famílias de renda alta, além do aumento de 41,3% dos combustíveis, houve uma elevação de 30,2% das passagens aéreas, e de 12,4% dos aparelhos eletroeletrônicos.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: David Pereiras / shutterstock.com