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Influencers de finanças precisam seguir estas regras para fazerem trabalhos na internet; saiba mais

Após regulamentação, influencers de finanças agora precisam seguir regras para fazer trabalhos na internet. Saiba mais!

Após nova regulamentação, influencers de finanças agora devem seguir algumas regras para fazerem trabalhos na internet. Uma das normas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) determina que esses profissionais precisam informar seu público caso o conteúdo seja patrocinado.

Com o crescimento do alcance de influenciadores deste nicho nas redes sociais, a associação instituiu um conjunto de regras para a função. Desse modo, siga na leitura para mais detalhes.

Anbima regulamenta prática e influencers de finanças agora seguem regras

As novas regras da Anbima para os influencers de finanças passam a valer já a partir do dia 13 de novembro. Assim, aqueles que ainda não conferiram o que mudou precisam se apressar para adaptar seus conteúdo, a fim de respeitar os parâmetros.

Imagem do Primo Rico, Thiago Nigro em seu canal do Youtube
Imagem: Reprodução/ O Primo Rico

Com a regulamentação, se define a atividade do influenciador de finanças dentro de um conjunto de normas. A medida acontece em meio ao grande crescimento no alcance dos influencers ao longo dos últimos anos. Ademais, somente do primeiro semestre de 2023, o número de “finfluencers” no Brasil era de 515, que acumulam milhões de seguidores.

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Portanto, além da regra que obriga a sinalização de conteúdo patrocinado e publicidade, também é preciso que o influencer de finanças apresente as instituições contratantes. O regulamento da Anbima destaca a menção verbal ou escrita na própria publicidade, podendo ser por meio também de hashtags que mencionem ser um conteúdo patrocinado.

Saiba mais sobre as mudanças propostas pelo regulamento 

Outra regra para os influencers de finanças é a necessidade de certificações para abordar certos conteúdos. Caso o criador de conteúdo não possua a certificação exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ele não poderá exercer a função de recomendar investimentos, de modo que sua atividade ficará restrita a oferecer explicações sem mencionar os nomes dos ativos.

Por fim, diante do previsto no regulamento, já a partir da próxima semana, o público que consome conteúdos dos influencers de finanças deve perceber as mudanças na produção de material.

Imagem: Reprodução/ O Primo Rico