Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscrição indevida no SPC/Serasa: o que fazer? Posso ser indenizado?

A inscrição indevida no SPC ou Serasa nada mais é do que ter o nome negativado sem ser o responsável por isso. Saiba o que fazer nestes casos!

A inscrição indevida no SPC ou Serasa nada mais é do que ter o nome negativado sem ser o responsável por isso. Dessa forma, a situação acontece quando a empresa inclui o consumidor no cadastro de inadimplentes indevidamente.

O erro da inscrição indevida em cadastro restritivo de crédito é realizado quando há um caso de roubo de dados, erro de prestadores de serviço ou quitação de dívida não informada. A negativação pode impedir que a pessoa consiga financiamentos, empréstimos, cartões de créditos, além de correr o risco de ter contratos rompidos. Assim, confira o que fazer em caso de inscrição indevida no SPC ou Serasa.

O que significa ter o nome negativado?

A negativação acontece quando o consumidor deixa de pagar uma dívida. Dessa forma, o credor solicita a inclusão do nome e CPF do devedor em empresas que reúnem dados de histórico financeiro das pessoas, como o Serasa e o SPC.

Inclusão indevida em cadastro de inadimplentes

A Inscrição indevida em cadastro de inadimplentes acontece quando há a determinação de que o nome do consumidor que não arcar com as dívidas seja incluído no SPC ou Serasa, por exemplo. Entretanto, em alguns casos, essa inclusão acontece de forma indevida. 

O que fazer se meu nome for inscrito indevidamente no Serasa ou SPC?

Quando o nome do consumidor é inscrito no cadastro de inadimplentes ele pode sofrer consequências. Dessa forma, solucionar a situação de inscrição indevida é muito importante. 

Antes de tudo, confirme que a inscrição indevida foi de fato realizada. Para consultar, é possível acessar o site da Serasa ou do SPC e digitar o CPF. Dessa forma, é possível verificar as dívidas do cliente no painel individual. 

Em seguida, registre a inscrição indevida no cadastro de inadimplentes. É possível tirar um print ou imprimir a dívida apresentada na plataforma.

Por fim, para garantir que seu nome seja regularizado e que você possa receber uma possível indenização, contrate uma assistência jurídica. Caso comprovada a inclusão errada, o consumidor pode ser indenizado por danos morais.

Além disso, o cliente ainda pode exigir na justiça uma declaração da inexigibilidade da dívida e remoção do nome do consumidor do SPC e do Serasa.

Imagem: fizkes / shutterstock.com