Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscrições no CadÚnico são TRAVADAS por ESTE motivo; confira

Há um problema que tem travado as inscrições no CadÚnico e, consequentemente, a entrada em programas sociais. Confira!

Desde 2022, as prefeituras do ABC Paulista, região formada pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, têm buscado facilitar a inscrição das famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que dá acesso a benefícios federais, estaduais e municipais.

Essas prefeituras ampliaram o horário de funcionamento dos locais de inscrições, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de sites para agendamento, evitando a necessidade de sair de casa. No entanto, há um problema que tem travado as inscrições no CadÚnico. Confira!

O que pode travar as inscrições no CadÚnico?

Van do CadÚnico e uma pessoa sendo atendida pelo agente.
Imagem: Marcelo Lino/Prefeitura de Guarulhos

Apesar do número de inscritos no CadÚnico ter apresentado alta em comparação ao ano passado, há uma trava que impede que mais pessoas integrem o cadastro. A documentação com informações erradas ou incompletas pode impedir o recebimento de um benefício social. Portanto, para se inscrever no CadÚnico, é preciso que o responsável familiar declare todos os membros da família.

Veja também:

STJ toma importante decisão sobre valores a receber do Pasep; veja quem tem direito

Ademais, é preciso apresentar o documento com foto, o CPF ou o Título de Eleitor, além de um comprovante de residência ou declaração informando onde mora. Também se deve levar ao menos um documento de cada membro da família, podendo ser: CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Pré-cadastro

A família que cumpre os requisitos para receber o CadÚnico e ainda não está inscrita, pode realizar o pré-cadastro pelo aplicativo (Android e iOS). Em até 240 dias, é necessário procurar o CRAS em sua cidade e complementar os dados familiares.

Por fim, é possível conferir os endereços do CRAS de cada município no link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/. Além disso, clique aqui e confira quais os programas sociais que o CadÚnico dá acesso.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com