Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: milhares de aposentados e pensionistas têm até o fim do mês para fazer recadastramento

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aproximadamente 8,5 mil segurados, entre eles aposentados e pensionistas, poderão ficar em situação irregular, visto que o prazo para recadastramento no órgão encerra dia 30 de abril.

Neste momento, são obrigados a fazer o recadastramento apenas os segurados com o número da matrícula finalizado em 4. Esta numeração é referente ao NIS e está localizado no cartão de saque do benefício concedido pela Previdência Social. 

É provável que você também goste:

INSS: ainda é obrigatório fazer a prova de vida? Confira

INSS: domésticas terão data de pagamento da contribuição alterada

Pagamento do 13º do INSS começa em abril; confira as datas

Como realizar o recadastramento no INSS

Antigamente, o recadastramento era realizado exclusivamente de forma presencial, ou seja, o segurado deveria se deslocar até sua agência bancária e realizar a chamada “prova de vida”. Essa situação incomodava principalmente os segurados que estavam acamados.

Contudo, por conta da pandemia a situação mudou. Atualmente, a responsabilidade de constatar que o segurado está vivo, passou a ser do próprio INSS, e essa investigação é feita por meio de cruzamento de dados oficiais.

O segurado do INSS também pode realizar o recadastramento por meio do aplicativo “Meu INSS” seguindo os passos abaixo:

  • Baixe o aplicativo Meu INSS e, em seguida, faça o login; 
  • Uma mensagem alertando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com uma opção chamada “Instale o Meu gov.br”; 
  • Toque em “Autorizações”, escolha a pendência e clique em “Autorizar”; 
  • Para tirar a foto, o app pedirá autorização para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Selecione “Permitir”; 
  • O sistema também pedirá uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Digite os dados; 
  • Após isso, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O app solicitará que o usuário faça alguns movimentos; 
  • Uma barra azul notificará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, posteriormente, a prova de vida será concluída.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com