Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer quando o valor do INSS vier menor?

Confira as duas principais possibilidades para revisão ou alteração dos valores.

0

Você sabia que é possível pedir uma revisão do valor da aposentadoria do INSS? Isso porque é bem comum que trabalhadores recém-aposentados acabem recebendo um valor abaixo do que teriam direito. E por isso é preciso solicitar uma revisão do cálculo.

É provável que você também goste:

O que muda se o INSS fixar teto de juros do consignado?

Novo salário mínimo vai alterar pensões e aposentadorias do INSS

INSS: prazo para fazer prova de vida é até dia 31; veja quem deve realizar

Com isso, assim que a aposentadoria é aprovado pelo INSS, recebe-se uma Carta de Concessão do Benefício, informando qual será o valor, o banco de pagamento, a modalidade de aposentadoria etc. É preciso estar atento a esta carta, para perceber se o benefício estipulado está abaixo do normal. Portanto, para saber mais, confira a seguir.

Então, o que fazer quando o valor do INSS vier menor?

Primeiramente, vale mencionar que, como a Previdência passou por reformas importantes nos últimos anos, pode ser que o INSS deixe de aplicar regras anteriores à 2019, ou também desconsidere contribuições que você tenha feito em algum período. Por isso, a sua modalidade de aposentadoria pode precisa de alteração ou revisão. Nesse caso, são dois caminhos: não aceitar o valor e entrar com uma ação judicial; ou aceitar o valor e pedir uma revisão do benefício.

Importante: se você optar por não aceitar o valor, é importante não movimentar sua conta no INSS. Caso contrário, o instituto vai entender que você aceitou o valor concedido. Já no caso da ação judicial, todo seu histórico será revisto e as suas condições de aumentar o valor serão maiores.

Por fim, ao aceitar o valor, porém pedir uma revisão no INSS, você ainda tem de contar com uma nova análise do INSS sobre a sua aposentadoria. E aí sim saberá a quantia concedida para seu novo benefício.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -