Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS vai pagar também os primeiros 15 dias de afastamento de empregado com covid-19

Uma boa notícia para as empresas neste momento de crise do coronavírus! O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou hoje (19) que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai pagar os primeiros 15 dias de afastamento de trabalho dos segurados, quando o empregado estiver diagnosticado com coronavírus – covid-19.

É provável que você também goste:

INSS determina que serviços e pedidos devem ser feitos apenas por meio digital.

Cuidado: Nubank alerta sobre golpes virtuais usando o coronavírus – Covid-19

Netflix liberou acesso grátis durante isolamento pelo coronavírus em site no WhatsApp?

Como cancelar voos marcados pela Smiles até setembro sem pagar taxas

INSS vai pagar também os primeiros 15 dias de afastamento de empregado com covid-19

Primeiramente, cabe ressaltar que a medida vai depender da aprovação de um projeto de lei, que deve ser enviado ao Congresso Nacional. Atualmente, os patrões são obrigados a pagar os primeiros 15 dias de afastamento. Somente após o 16º dia o INSS deve arcar com o afastamento do trabalhador.

Entretanto, Bianco pediu que os trabalhadores não procurem pelas agências da Previdência Social em busca de atendimento. Isso porque as agências funcionarão com plantão reduzido, apenas para orientação e esclarecimentos sobre a forma de acesso aos canais digitais.

Os servidores que não estiverem no atendimento, irão ajudar na análise de benefícios que estão represados. As perícias para auxílio-doença e para concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não serão realizadas. Os segurados deverão anexar os atestados médicos através do aplicativo “Meu INSS”.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, adicionalmente declarou que o sistema para que os atestados sejam anexados não está pronto e essa possibilidade ainda depende da aprovação de um projeto de lei específico.

Ademais, Rolim também disse que continuará com o processo de convocação de servidores aposentados do INSS para a análise de benefícios. Os militares, que auxiliariam no atendimento, serão selecionados, mas não convocados porque as agências estarão fechadas.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress via shutterstock