INSS prorroga auxílio-doença para perícia agendada – O auxílio-doença vai ser prorrogado automaticamente para segurados do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social que recebiam o benefício, pediram a prorrogação do pagamento e estavam aguardando para realizar a perícia médica quando as agências foram fechadas em virtude do novo coronavírus. Além destes, aqueles que tiveram o auxílio cortado, vai ser reativado, disse o INSS.
INSS prorroga auxílio-doença para perícia agendada e reativa benefícios cortados em abril
O auxílio-doença vai ser prorrogado automaticamente para segurados do INSS, e quem teve o auxílio cortado, vai ser reativado, disse o INSS.
É provável que você também goste:
Ampliação do Auxílio Emergencial de R$ 600 será votada HOJE pelo Senado
SPC e SERASA podem negativar o CPF na pandemia do Coronavírus?
Coronavírus: Câmara aprova dispensa de atestado médico para trabalhador infectado
INSS prorroga auxílio-doença para perícia agendada e reativa benefícios cortados em abril
“Quem já fez o pedido de prorrogação e tinha a perícia agendada não precisa se preocupar, pois terá seu benefício prorrogado automaticamente. Porém, destacamos que os benefícios serão renovados até que o atendimento presencial da perícia médica federal volte”, informou o instituto, através de nota oficial.
As agências do INSS ficarão fechadas em um primeiro momento, até o dia 30 de abril. Todavia, o INSS poderá estender esse período, caso a situação da pandemia persista e se alongue por vários meses. Dessa forma, o trabalhador que já tem um agendamento programado para o mês de maio e as agências continuarem fechadas, a prorrogação vai ser feita automaticamente.
Auxílio-doença cortado vai ser reativado
Nos casos em que o trabalhador teve o auxílio-doença cortado durante a pandemia, o INSS informou que o benefício será reativado automaticamente.
“As reativações acontecem na folha de pagamento mensal, na competência seguinte da cessação. O valor é o mesmo pago antes da interrupção, considerando o período de 30 dias da data da cessação.”
Novos pedidos devem ser feitos com atestado médico
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Também neste período de pandemia, o INSS passou a permitir que os trabalhadores anexem um atestado médico na hora de solicitar o benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS. A regra vale para os novos pedidos. Dessa forma, um perito avalia o documento e se ele estiver dentro das regras estabelecidas pelo INSS, é liberado um benefício de R$ 1.045, a título de antecipação. Caso o benefício seja maior, ele terá direito a diferença posteriormente.
“As perícias presenciais serão feitas posteriormente, caso seja necessário, tão logo seja autorizado o trabalho presencial da perícia médica federal e a volta do funcionamento das agências.”
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.
Imagem: rafapress via shutterstock
Pode ser do seu interesse:
Pode ser do seu interesse:

