Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS convoca 5,3 milhões de segurados para prova de vida digital

Expectativa é que o novo sistema simplifique a vida dos beneficiários.

0

O governo ampliou nesta terça-feira (23) para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular. Dessa forma, a prova de vida digital será feita por biometria facial. Com isso, a maior vantagem sem dúvida é que ela dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício.

O governo lançou o projeto piloto em agosto, e vem expandido sua abrangência desde então. Assim, para realizar a biometria facial, são usadas as bases de dados Denatran e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, atualmente o INSS está liberando acesso apenas para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

É provável que você também goste:

Com pandemia e novas regras, concessão de novos benefícios do INSS têm forte queda

Entenda os motivos que fazem os brasileiros abandonarem bancos tradicionais e migrar para os digitais

Confira os bancos que oferecem contas em dólar no Brasil

Saiba mais sobre a prova de vida digital do INSS

A prova de vida digital já está disponível no aplicativo MeuGov.br, que concentra em um login único diversos serviços do governo. Além disso, você pode baixar a ferramenta em celulares com sistema operacional Android ou iOS. O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser acessado no canal do YouTube da instituição.

Já para consultar o resultado da validação facial, basta acessar o aplicativo MEU INSS (Android ou iOS) e realizar a sua consulta.

O INSS já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis nesta etapa da prova de vida digital. Hoje, esse número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado.

Expectativa é que novo sistema simplifique a vida dos beneficiários

Em uma live transmitida pelo canal da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que está confiante de que a maior parte da população possa fazer a prova de vida de forma digital e mais acessível.

Por fim, importante dizer que, desde março do ano passado, por conta da pandemia, a exigência da prova de vida anual para o recebimento de benefícios está suspensa. Sendo assim, a previsão do governo é de que a prova de vida, que tem como objetivo evitar fraudes no pagamento de benefícios, volte a ser obrigatória a partir de maio.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...