Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ir ao Poupatempo pode te levar para a cadeia: saiba o motivo

Caso você não saiba, existe um motivo pelo qual visitar o Poupatempo pode fazer com que você acabe na cadeia. Veja mais detalhes e entenda!

Caso você não saiba, existe um motivo pelo qual visitar o Poupatempo pode fazer com que você acabe na cadeia. Saiba mais detalhes e entenda o motivo pelo qual isso pode ocorrer e como se prevenir de acabar nesta situação.

As ocorrências podem acontecer com mais frequência do que se imagina, e o motivo é bastante alarmante. Isso, pois os sistemas dos serviços prestados no local tem ligação direta ao banco de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, da Polícia Civil.

Entenda o motivo pelo qual você pode acabar preso ao visitar o Poupatempo

Imagem Poupatempo da cidade de Artur Nogueira
Imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal de Capão Bonito

Como indicado acima, a ocorrência não é algo fora do comum, pois através do sistema é possível identificar pendências judiciais. O maior índice de ocorrências é na área de emissão de documentos, que chega a ter uma média diária de atendimento de cerca de 1.400 pessoas.

Leia também: Saiba qual é a tolerância para não tomar multa por exceder limite de velocidade

Sendo assim, indicações de problemas como pequenos roubos, furto e até mesmo dívidas relativas ao pagamento da pensão alimentícia, podem levar à prisão do indivíduo. Segundo divulgado, ao menos quatro prisões dessa natureza ocorrem no Poupatempo toda semana.

O que indicou um delegado em entrevista sobre a prática

“O funcionário percebe a notificação relacionada e aciona a polícia. É feito sem que a pessoa perceba, para não haver fuga. Vamos imediatamente ao local”, disse um delegado que trabalha no centro de São Paulo, que se manteve anônimo.

Contudo, há também casos envolvendo questões mais graves, como um registrado no dia 25 de setembro. Neste caso, um homem que visitou o Poupatempo teve sua identificação por meio de um mandado de prisão em aberto por homicídio.

Quão comum é a situação no Poupatempo?

Segundo as informações reveladas, a prática tem número anuais que superam a casa dos 2 mil casos identificados. Este ano, por exemplo, já conta com um número total de 1.223 prisões realizadas, somente no primeiro semestre.

Como comparativo, os casos envolvendo prisões no Poupatempo tiveram incidência de 2.603 registros em 2018. Além disso, no ano de 2019, foram 2.538 casos e no ano passado, um total de 2.300 ocorrências envolvendo prisões no estabelecimento.

Imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal de Capão Bonito