Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não se dar mal ao contratar um empréstimo consignado?

Procurando como contratar o empréstimo consignado com segurança? Confira dicas indispensáveis para evitar armadilhas financeiras.

O empréstimo consignado tornou-se uma opção viável para muitos brasileiros que precisam de dinheiro rápido e com taxas de juros menores se comparado a outras modalidades de crédito. Contudo, mesmo parecendo uma saída prática, sem cuidados necessários, essa opção pode levar a sérios problemas financeiros.

Isso porque no empréstimo consignado, o pagamento é diretamente descontado do salário ou do benefício do contratante. Caso haja algum erro nesse processo, as consequências podem ser desastrosas, como o aumento da dívida por conta dos juros e multas. Assim, mesmo com as diversas regras existentes que regulamentam o crédito consignado, é essencial ter cautela para realizar um bom negócio.

Como adotar um crédito consignado com segurança?

Pessoa recebendo dinheiro de empréstimos em mãos
Imagem: create jobs 51/Shutterstock.com

Para evitar problemas futuros e utilizar o crédito consignado de forma consciente e segura, separamos algumas dicas. A primeira delas é avaliar, com muita sinceridade, a sua situação financeira. A questão é: posso comprometer minha renda mensal com esse valor? Lembre-se, o crédito consignado pode ser fácil de adquirir, mas não tão simples de se livrar.

Outra dica fundamental é estabelecer um controle rígido das suas despesas. Muitas vezes, a finalidade do empréstimo é para resolver uma situação financeira adversa e para que isso seja feito com eficiência, um planejamento financeiro será seu maior aliado. Desse modo, será possível estabelecer a quantia adequada para o empréstimo, evitando endividamento e inadimplência.

Veja também:

Ir ao Poupatempo pode te levar para a cadeia: saiba o motivo

Qual a importância de pesquisar sobre a instituição financeira e a leitura do contrato?

Um passo essencial antes de contratar um empréstimo é conhecer a instituição financeira. Por isso, pesquise sobre a reputação e a confiabilidade dessa instituição. Veja o que os consumidores falam sobre ela, se possui autorização do Banco Central e como se comporta em situações de reclamações.

Ainda, a internet é uma grande aliada nessa etapa e através dela é possível acessar sites como o “Reclame Aqui“. Nesse sentido, estar informado é o primeiro passo para fazer um bom negócio.

Por último, leia o contrato! Parece óbvio, mas muitas pessoas ignoram essa etapa e acabam tendo surpresas desagradáveis no futuro. No contrato estarão descritas todas as cláusulas do empréstimo, como taxa de juros, número de parcelas, possíveis multas, entre outros.

Imagem: create jobs 51/Shutterstock.com