Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro, aponta BC

Confira o Relatório da Cidadania 2021, divulgado pela instituição.

0

Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro, aponta o último Relatório de Cidadania do Banco Central. Dessa forma, entre os anos de 2001 e 2010, o primeiro relacionamento dos brasileiros com o Sistema Financeiro Nacional era iniciado em média aos 32 anos. Já em 2019, essa média baixou para 25 anos.

Ou seja, a cada ano, em torno de 3,7 milhões de jovens acessam pela primeira vez o sistema financeiro. Então, para saber mais, confira a seguir.

Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro

Dessa forma, ainda segundo os dados recentes, um em cada quatro jovens entre 15 e 19 anos que iniciaram seu primeiro relacionamento com o SFN o fizeram com instituições não bancárias. Além disso, quanto mais jovem, mais os clientes escolhem Instituições de Pagamento (como alternativas aos bancos tradicionais) para o primeiro contato.

Ademais, dos 55 milhões de brasileiros que começaram seu relacionamento com o SFN a partir de 2011, 68% tinham 29 anos ou menos. Como explicamos, em média, 3,7 milhões de jovens acessam pela primeira vez uma instituição financeira. Destes, 17% acessaram o sistema financeiro, pela primeira vez, até os 15 anos. Já aos 18 anos, essa porcentagem sobe para 69%. Já com 21 anos, quase a totalidade (92%) dos brasileiros já possuíam relacionamento com bancos.

Por fim, em termos de representatividade, o relatório mostra que homens e mulheres estão igualmente presentes em todas as instituições. Contudo, homens jovens ainda possuem em média mais relacionamentos com o sistema do que as mulheres, embora essa diferença não seja mais tão marcante. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: F8 studio / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -