Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro, aponta o último Relatório de Cidadania do Banco Central. Dessa forma, entre os anos de 2001 e 2010, o primeiro relacionamento dos brasileiros com o Sistema Financeiro Nacional era iniciado em média aos 32 anos. Já em 2019, essa média baixou para 25 anos.
Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro, aponta BC
Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro, aponta Banco Central. Confira relatório
Ou seja, a cada ano, em torno de 3,7 milhões de jovens acessam pela primeira vez o sistema financeiro. Então, para saber mais, confira a seguir.
Entre 2001 e 2010, o primeiro relacionamento dos brasileiros com o Sistema Financeiro Nacional era iniciado em média aos 32 anos. Em 2019 essa média baixou para 25 anos. A cada ano, em torno de 3,7 milhões de jovens acessam pela primeira vez o SFN. pic.twitter.com/EQGvscTpsc
— Banco Central BR (@BancoCentralBR) November 23, 2021
Mais jovens preferem instituições de pagamentos para iniciar relação com sistema financeiro
Dessa forma, ainda segundo os dados recentes, um em cada quatro jovens entre 15 e 19 anos que iniciaram seu primeiro relacionamento com o SFN o fizeram com instituições não bancárias. Além disso, quanto mais jovem, mais os clientes escolhem Instituições de Pagamento (como alternativas aos bancos tradicionais) para o primeiro contato.
Ademais, dos 55 milhões de brasileiros que começaram seu relacionamento com o SFN a partir de 2011, 68% tinham 29 anos ou menos. Como explicamos, em média, 3,7 milhões de jovens acessam pela primeira vez uma instituição financeira. Destes, 17% acessaram o sistema financeiro, pela primeira vez, até os 15 anos. Já aos 18 anos, essa porcentagem sobe para 69%. Já com 21 anos, quase a totalidade (92%) dos brasileiros já possuíam relacionamento com bancos.
Por fim, em termos de representatividade, o relatório mostra que homens e mulheres estão igualmente presentes em todas as instituições. Contudo, homens jovens ainda possuem em média mais relacionamentos com o sistema do que as mulheres, embora essa diferença não seja mais tão marcante. Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: F8 studio / Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
