Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba por que você deve fugir dos juros do cartão de crédito e cheque especial

3

Tanto o cartão de crédito como o cheque especial, sem dúvida, podem ser grandes aliados de nossas finanças mas também grandes vilões. Isso porque se você for organizado financeiramente e saber utilizá-los, eles serão grandes aliados. No entanto, se você está acostumado a pagar juros do cartão de crédito ou do cheque especial, saiba que você está comprometendo suas finanças. Os juros do cartão de crédito e cheque especial são altíssimos, os mais altos do mercado.

No entanto, sempre há saídas inteligentes para se fazer. O consumidor que assumir uma dívida bem maior para pagar uma menor, não estará agindo de uma maneira adequada. Obviamente que se você estiver pedindo dinheiro emprestado, será necessário remunerar a empresa que está lhe emprestando. Nada mais justo do que isso, mas há algumas alternativas mais baratas do que o cheque especial e o cartão de crédito.

Leia mais:

As vantagens e desvantagens do cartão de crédito sem anuidade da Petrobrás.

Seja membro

Contran aprova pagamento parcelado de multas pelo cartão de crédito.

Empréstimo pessoal online vale a pena?

Cartão de crédito

De acordo com o Banco Central, os juros do crédito rotativo seguem subindo. Pelo terceiro mês consecutivo houve alta, e a taxa média de juros atingiu 243,3% ao ano, em fevereiro.

O crédito rotativo é muito caro porque é como se o banco ou administradora emprestasse de forma emergencial um dinheiro para o consumidor. E por isso mesmo que, recentemente, começou a valer as novas regras do cartão de crédito. Ou seja, quando o consumidor realiza o pagamento mínimo ou entre o mínimo e o total, a administradora do cartão crédito é obrigada a oferecer na fatura, do mês seguinte, uma opção de parcelamento da dívida. Obviamente que os juros também são caros quando se parcela a dívida do cartão de crédito.

Cheque especial

Outra modalidade em que se empresta dinheiro é o cheque especial. Este também é muito caro, muitas pessoas o entendem de forma errada, ou seja, que ele é um complemento de sua renda.

Importante salientar que o cheque especial é um serviço opcional. O que significa que é oferecido para o correntista, mas pode ser cancelado a qualquer momento.

A taxa média do cheque especial em fevereiro de 2018 foi de 234,1% ao ano, segundo o Banco Central. Ou seja, significa que é ainda mais caro do que o crédito rotativo do cartão de crédito.

E exatamente por isso, a Federação Brasileiros dos Bancos (Febraban) divulgou em março que está estudando algumas mudanças no cheque especial. O intuito é de diminuir o custo dos juros cobrados aos correntistas.

Como fugir dos juros do cartão de crédito e cheque especial?

Já que a sua situação financeira saiu do controle, o ideal é você pedir um empréstimo pessoal. Isso porque a taxa de juros é muito mais baixa. Então a decisão mais inteligente é trocar a dívida do cheque especial ou do cartão de crédito pelo empréstimo.

Melhor ainda se for o empréstimo consignado porque é ainda mais barato. Como é descontado diretamente em sua salário, automaticamente gera bem menos risco para a empresa que estiver lhe emprestando o dinheiro, logo o empréstimo será bem mais barato.

Outra saída para fugir dos juros do cartão de crédito e cheque especial é pedir emprestado para o seu familiar porque na maioria dos casos ele não cobrará juros. Essa é a maneira mais barata de conseguir dinheiro.

Considerações finais

Portanto, fuja dos juros altos do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial. Vimos que as taxas são realmente muito altas, já no empréstimo costuma-se ser muito mais baixas. Ainda mais no empréstimo consignado, onde a parcela será descontada automaticamente em seu salário ou em sua aposentadoria.

O mais importante é ter um bom planejamento financeiro para que não precise chegar a essa situação financeira crítica. Não perca o controle sobre suas finanças e conheça exatamente todas as suas despesas e receitas para não entrar novamente em dívidas.

Neste artigo explicamos mais detalhadamente o que é empréstimo consignado, confira:

Está precisando de dinheiro? A melhor opção é o empréstimo consignado.

Gostou do artigo sobre juros do cartão de crédito e cheque especial?

Então nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando todos os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.