É difícil alguém que não passe por problemas financeiros e tenha que recorrer a um empréstimo. Temos infinitas despesas ao longo de nossas vidas e muitas vezes não conseguimos vencer algumas emergências. E é exatamente devido a esses contratempos, que as pessoas acabam se desorganizando financeiramente ainda mais. Saiba por que o empréstimo consignado é a melhor opção. Por isso que sempre recomendamos um bom planejamento financeiro, conhecendo exatamente suas receitas e despesas. Para que, com isso, você consiga se organizar para essas eventuais emergências. Se educando financeiramente, você poderá poupar dinheiro para as suas metas e ainda numa eventual emergência poderá cobri-las tranquilamente.

Leia mais:

5 Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel.

Fintech Creditas pede registro ao Banco Central para virar banco.

Empréstimo online: confira as melhores e mais seguras opções da atualidade

Mas afinal o que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma das melhores alternativas para quem está precisando de dinheiro. Isso porque ele possui as menores taxas de juros do mercado e é descontado diretamente no salário do solicitante. Portanto, há um baixo risco para a instituição financeira que estará concedendo o crédito.

O empréstimo consignado pode ser solicitado em bancos ou instituições financeiras com o valor limite de 35% do valor mensal do salário, aposentadoria ou pensão.

O empréstimo consignado está se tornando cada vez mais popular. Ele foi criado para diminuir o endividamento dos trabalhadores, aposentados e servidores públicos. A sua popularidade vem aumentando devido a se tratar de um empréstimo menos burocrático e mais barato que os demais.

O crédito consignado com certeza é uma excelente opção, até porque essa modalidade é cerca de dez vezes mais barato que outros tipos de empréstimos, como o cartão de crédito e o cheque especial.

Confira o infográfico em que compara as taxas de juros anuais do crédito consignado, cartão de crédito e cheque especial, criado pelo pessoal do site BxBlue:

Vantagens do crédito consignado:

Taxas de juros menores

Como pudemos constatar no infográfico, as taxas do empréstimo consignado são bem inferiores. Por isso, é muito mais vantajoso trocar a dívida do cartão de crédito e o cheque especial pelo consignado.

Facilidade de contratação

O banco tem a garantia do recebimento, por isso ele tem menos burocracia para contratar e liberar o dinheiro em sua conta.

Prazos mais longos

Outra vantagem é o fato de que as instituições financeiras oferecem prazos mais longos no empréstimo consignado. Podendo ir até em 120 meses para pagar.

Desvantagens do crédito consignado:

Dívida de longo prazo

Como as situações emergenciais são um pouco fora do nosso controle, é preciso se organizar bem para conseguir pagar corretamente o seu empréstimo. Isso porque ele será descontado automaticamente em seu salário. Portanto, é necessário que você esteja atento e não entre em mais dívidas que no futuro não consiga pagar.

Você pode perder o emprego

Se por acaso você ficar desempregado, terá de quitar o empréstimo toda a dívida de uma só vez ou trocar o consignado por outro empréstimo. Obviamente que a taxa será mais alta e o novo empréstimo será mais caro. Além disso, é comum que o contrato de consignado preveja o desconto de até 30% do valor em que você irá receber na rescisão.

Você não poderá adiar o pagamento

O desconto é realizado automaticamente do seu salário, ou seja você não poderá suspender o débito.

Considerações Finais

Se você tem uma dívida no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, com certeza valerá a pena usar o crédito consignado. Porque, obviamente, Isso irá reduzir o valor total da vívida devido aos juros cobrados serem menores. Outro fator que pode lhe ajudar bastante é se por acaso surgiu algum imprevisto e você precisa de dinheiro no curto prazo. Por fim outra situação bastante interessante é se você pretende, por exemplo, comprar algo ou fazer uma obra em sua casa. Fazendo o crédito consignado você poderá alongar a dívida e financiar o que deseja a um prazo maior com um valor de prestação menor.

No entanto, é preciso ter cautela ao usar o crédito consignado. Por exemplo, pagar compras do dia-a-dia, usar o dinheiro para fazer uma aplicação ou ainda se alguém pedir um dinheiro emprestado para contratar em seu nome, poderá ser uma grande cilada que você está se metendo e pode se endividar desnecessariamente.

Gostou do artigo sobre empréstimo consignado?

Então nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando todos os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Fontes: Bxblue, SerasaConsumidor.