Não temos muito controle com algumas situações emergenciais que ocorrem em nossas vidas e que exigem mais dinheiro do que o normal. O seu carro pode estragar, você pode receber algum multa de trânsito grave, o seu notebook pode estar com os dias contados, enfim, são diversas possibilidades que nos pegam desprevenidos.  Por isso, é importante termos sempre uma alternativa a esse momento ruim em que estamos passando. Uma dessas possibilidades com certeza é o empréstimo. Mas como estamos na era digital, também há possibilidades de fazermos empréstimo pessoal online.

Leia mais:

 

Cuidado! Fazer depósito antecipado para pegar empréstimo é golpe!

Está precisando de dinheiro? A melhor opção é o empréstimo consignado.

Empréstimo online: confira as melhores e mais seguras opções da atualidade

Faça as contas

Antes de mais nada é importante avaliar como anda a sua situação finajceira. Ou seja, saiba exatamente quais são as suas receitas e despesas de forma clara e objetiva. Para assim, ver se é possível você arcar com as prestações do empréstimo. Até porque é preciso considerar que o indivíduo que paga as contas em dia, terá muito mais chance de conseguir crédito no futuro.

O que é empréstimo pessoal online?

empréstimo pessoal online

O empréstimo pessoal online permite que a pessoa interessada faça o seu pedido via internet. São duas as possibilidades de fazer a solicitação do empréstimo, você pode fazer via financeiras ou bancos.

Por financeiras, os empréstimos onlines podem ser realizados por qualquer pessoa e pelos bancos é necessário ser correntista da instituição e solicitar o empréstimo pelo serviço de internet banking.

No entanto, o empréstimo será concedido provavelmente apenas se você tiver o nome limpo. Não há nenhuma garantida que a sua solicitação será aprovada. Pessoas com o nome sujo terão bem menos chances de obter o crédito.

Vantagens do empréstimo pessoal online

Sem filas

empréstimo pessoal online

Esta vantagem talvez seja uma das mais importantes nos dias atuais. Nada é mais chato do que ficar “plantado” em uma fila de banco. Isso é uma perda de tempo que pode custar caro para a sua ida. No empréstimo online não há filas porque tudo é realizado pela internet, ou seja muito mais prático e ágil.

Administração do tempo

No empréstimo online, será possível economizar um grande tempo com as filas. Até porque você não precisará se deslocar até o banco, não passará pelo trânsito infernal das grandes cidades. Fazendo com que o solicitante consiga administrar o tempo da melhor forma possível.

Segurança

Uma das vantagens é a segurança que o empréstimo pessoal online dá ao cliente. Ao realizar o empréstimo da maneira tradicional, há um risco para a segurança devido a ter pessoas que se aproveitam dessas oportunidades para realizarem ações criminosas como assaltos. A saída de bancos é algo perigoso e ainda mais se o cliente sacar integralmente o valor do empréstimo.

Diferentemente disso, o empréstimo online é bem mais seguro porque os sistemas atuais contam com altas proteções contra invasores.

Desvantagens:

Juros altos

Esse tipo de empréstimo, costuma cobrar juros elevados, principalmente se compararmos com o empréstimo consignado.

Pode incentivar a solicitação do empréstimo por impulso sem fazer uma análise

Se você não for uma pessoa controlada, a praticidade do empréstimo pessoal online poderá se tornar algo negativo. Isso porque agir por impulso nunca é a melhor opção, e é justamente nessa situação que você poderá cair. É preciso, antes de solicitar o empréstimo, que você estude bem se poderá pagá-lo no futuro.

Vale a pena fazer empréstimo pessoal online?

O que vai definir se vale a pena é a sua necessidade de dinheiro no momento. Nos Estados Unidos, o empréstimo online já está consolidado e aqui no Brasil está se popularizando. Esses sites que oferecem empréstimo geralmente estão ligados a um ou mais bancos parceiros. Já outros são independentes e solicitam propostas de um ou mais bancos.

Principal motivo para pedir um empréstimo:

Troca de dívida

Se por acaso o consumidor não está conseguindo pagar suas dívidas atrasadas, é preciso pensar de uma forma mais inteligente e racional. O que significa que precisa trocar a dívida de juros altos por uma de juros baixos. Mas não só isso, fazendo um empréstimo é possível que você se organize de uma forma mais adequada porque você trocará várias dívidas por uma apenas. Além disso, poderá escolher o valor das parcelas, o que dará um maior equilíbrio, podendo ver qual que se adapta melhor ao seu bolso.

Como solicitar o empréstimo pessoal online

Primeiramente faça uma simulação do empréstimo no site da instituição em que deseja solicitar o empréstimo. Assim será possível ter uma estimativa do valor da dívida, sabendo o número de parcelas e o crédito requerido. Em seguida, você poderá solicitar o empréstimo preenchendo os dados pessoais e deve aguardar contato da empresa para as próximas etapas. Como falamos anteriormente, o processo pela internet é mais rápido e prático, o que significa que não vai precisar passar por filas gigantescas em bancos e a burocracia será eliminada.

Considerações finais:

O empréstimo pessoal online pode ser uma boa opção se você esta endividado, não quer perder tempo e é adepto da tecnologia e todas as facilidade em que ela nos proporciona. No entanto, é preciso se planejar para que você não precise passar mais por essa situação. Agora se realmente você precisa do empréstimo, é importante avaliar as opções no mercado e escolher a mais barata ou até mesmo o tentar um crédito consignado. Não se esquecendo que talvez você possa ter um parente que lhe ajude neste momento difícil.

Gostou do artigo?

Então nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando o melhor site sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.