Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula confirma que Brasil terá nova moeda; entenda como ela funcionará

Lula anuncia a intenção de criar uma nova moeda para os países membros do Brics! Saiba mais sobre as informações e o funcionamento dela.

Durante sua visita a Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou sua intenção de adotar uma nova moeda para as relações comerciais entre os países que compõem o Brics. A informação foi divulgada à imprensa na última quinta-feira (24).

Os países participantes da cúpula são o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo Lula, os membros do Brics têm a intenção de estudar a proposta. No entanto, é importante ressaltar que essa moeda não substituirá o real e ainda não está em vigor.

Funcionamento da nova moeda

A moeda funcionará como uma forma de facilitar as transações econômicas entre os países do bloco Brics. Assim, a moeda se tornará única entre os membros do grupo. Além disso, Lula ressaltou que a proposta ainda levará um tempo para entrar em vigor. As novas discussões devem ocorrer na reunião da cúpula no próximo ano.

bandeiras de países do BRICS.
Imagem: Oleg Elkov / shutterstock.com

A ideia já foi debatida pelo presidente Lula em outras reuniões da cúpula. Segundo ele, a iniciativa de promover uma nova moeda para relações comerciais visa substituir o dólar americano.

Lula também afirmou: “A criação de uma moeda para as transações comerciais e de investimento entre os membros do Brics aumenta nossas opções de pagamento e reduz nossas vulnerabilidades”.

Veja também:

Concurseiros precisarão fazer o Enem? Entenda nova proposta do Governo

Reação às declarações de Lula:

O embaixador dos EUA no Brasil criticou as declarações do presidente brasileiro. De acordo com Thomas Shannon, “O dólar não é uma moeda global porque os EUA a impuseram; é uma moeda global devido ao poder da economia americana e ao papel da economia americana no sistema financeiro e na ordem econômica global”.

Shannon ainda questionou qual moeda os países do Brics adotarão, afirmando: “Se o Brasil, a China ou os Brics querem substituir o dólar, OK, vão em frente. Que moeda vão usar? A moeda chinesa, a brasileira? Ok, boa sorte com isso”. Contudo, é importante ressaltar que o dólar americano, ao longo de várias décadas, tem sido o principal mecanismo de reserva de valor em nível global.

Imagem: Ricardo Stuckert/ pt.org