Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Lula diz que quer renovar o Mercosul em reunião com o presidente do Uruguai

Confira a fala de Lula a respeito da renovação do Mercosul em reunião com Lacalle Pou, o presidente do Uruguai.

VictóriaPor Victória3 min de leitura
Bandeira hasteada do Mercosul com o nome do bloco em espanhol

No último domingo (22), o presidente Lula viajou para a Argentina com a intenção de se aproximar dos demais países da América Latina. Desse modo, após cumprir sua agenda no país, Lula foi ao Uruguai, onde a intenção permanece a mesma: aproximar-se dos países que fazem parte do Mercosul. 

Assim, na última quarta-feira (25) o presidente se reuniu com o presidente do país, Luis Lacalle Pou, e com sua vice, Beatriz Argimón. Vale destacar que o governo uruguaio atualmente negocia com a China para conseguir um acordo de livre comércio. 

Qual foi o tema da reunião?

Primeiramente, Lula e o presidente do Uruguai conversaram sobre projetos de infraestrutura, como a modernização do aeroporto de Rivera, que fica na fronteira com o Brasil. Além disso, a hidrovia Lagoa Mirim e a construção de uma ponte sobre o rio Jaguarão, no Rio Grande do Sul, também foram pautas na discussão. 

Apesar destes temas serem importantes, o assunto principal da conversa foi o Mercosul. Isso porque Lula já havia estado com Lacalle Pou durante sua visita à Argentina, na cúpula da Celac e o presidente foi a Montevidéu para convencê-lo a não avançar sozinho no acordo com a China. 

Vale destacar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores também estavam presentes.

Mercosul

O Mercosul é um bloco econômico que tem como objetivo integrar os países da América do Sul. Além disso, o grupo visa a integração social e política, bem como a preservação da democracia nestes países.

Sendo assim, o Brasil julga que um acordo comercial entre Uruguai e China pode inviabilizar o Mercosul. Vale destacar que a Argentina e o Paraguai também já se declararam contra o acordo individual entre os países, visto que consideram um desrespeito ao bloco econômico. 

Para ambos os países, todos os acordos devem ser coletivos e respeitar a tarifa externa comum, algo que foi estabelecido pela União Aduaneira em 1994. Ou seja, se o Uruguai fechar acordo com a China, o que foi combinado no Mercosul é descumprido.

Reaproximação da América Latina

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Durante a reunião, Lacalle afirmou que os estudos para conseguir um acordo com a China já estão bastante avançados e que o país tem a intenção de se abrir para o mundo. O presidente ainda destacou que isso será ainda melhor se o Mercosul fizer parte do processo. 

Desse modo, ele anunciou a criação de uma equipe técnica do Brasil com o Uruguai para resolver as outras questões. Lula concordou com a decisão e com o apelo do país para modernizar o bloco. 

“O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa primeiramente com nossos técnicos. Depois, com nossos ministros e finalmente com os presidentes, para que a gente possa renovar aquilo que seja necessário renovar. é urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União europeia”, destacou Lula. 

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Victória

Autor

Victória

Graduanda em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de São Paulo, redatora apaixonada por escrita e comunicação.

Topicos relacionados