Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 700 mil estudantes estão com parcelas atrasadas no Fies

De acordo com levantamento, 729.901 estudantes estão inadimplentes há pelo menos 360 dias com o Fies.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com um levantamento feito pela TV Globo, 729.901 estudantes estão inadimplentes há pelo menos 360 dias com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São considerados inadimplentes aqueles que têm parcelas com pagamento atrasado há pelo menos 90 dias.

Renegociação

Segundo o balanço do primeiro semestre, no total de 2,7 milhões de contratos ativos do Fies, 1.873.989 se enquadram nos novos critérios de renegociação publicadas em 22 de julho, pois foram assinados até 2017 e no fim do ano passado já estavam na fase de amortização, quando o estudante já concluiu a graduação, passou pelo período de carência e agora precisa pagar de volta as parcelas mensais e os juros.

Dessa forma, o desconto varia entre 12% e 99% do saldo devedor, pois depende da situação da dívida e da condição socioeconômica dos estudantes.

Contratos renegociados

Na primeira rodada de renegociações, entre março e junho, outros 216.258 contratos já foram renegociados. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou já ter recebido R$ 232 milhões em pagamentos atrasados, porém o saldo devedor em 30 de junho, era de R$ 9,8 bilhões.

Descontos

Em síntese, na próxima rodada de renegociação, dos quase 730 mil endividados há pelo menos doze meses, 444.920 poderão ter até 77% de desconto do saldo devedor. Terão desconto de até 92%, 276.024 pessoas inscritas no CadÚnico ou beneficiárias do Auxílio Emergencial de 2021. Já os 8.957 contratos que estão na mesma situação de vulnerabilidade, mas com parcelas atrasadas há pelo menos cinco anos, poderão ter acesso a até 99% de desconto no valor devido.

Sendo assim, nos três casos, o pagamento poderá ser parcelado em até 15 vezes.

Estudantes com atraso entre 90 e 359 dias poderão ter desconto de 12% no saldo, com pagamento em 150 vezes. Ademais, aqueles que estão em dia com as parcelas e não haviam participado da versão original da medida provisória, também poderão quitar a dívida com o mesmo desconto de 12%. Já os estudantes que estiverem com 89 dias de atraso primeiro terão que pagar as parcelas em aberto, para depois pleitear o abatimento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.