Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 12 milhões de pessoas podem sacar este benefício; confira se você pode

Quando falamos sobre direitos trabalhistas, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está sempre na lista dos mais conhecidos. Trata-se de um fundo de garantia, formado durante todo o tempo trabalhado por um funcionário.

Todos os meses o empregador ou empresa responsável deposita em uma conta um valor no fundo, equivalente a 8% do salário do trabalhador. Quando o trabalhador cumpre os requisitos para fazer o saque, pode então ter acesso ao dinheiro.

Atualmente, são mais de 12 milhões de pessoas que possuem esse direito. Para saber mais, confira a seguir.

Mais de 12 milhões de pessoas podem sacar o FGTS Extraordinário

Assim, a primeira coisa a se destacar é que o resgate do FGTS apenas é possível em algumas situações. Por exemplo, quando um trabalhador é demitido sem justa causa.

Mas, existem ainda outras situações que dão direito ao saque do FGTS, e por conta delas cerca de milhões de brasileiros podem hoje retirar esse valor de sua conta, mesmo que não saibam.

Entre as mais conhecidas, estão:

  • o fim de um contrato temporário;
  • a suspensão de trabalho avulso;
  • o saque aniversário do FGTS o do saque calamidade;
  • a compra de um imóvel próprio;
  • amortização das parcelas de um financiamento para casa própria;
  • doenças em estágio terminal; câncer ou HIV;
  • morte do trabalhador;
  • declaração de falência do patrão;
  • e, claro, a aposentadoria.

Além disso, existe o que chamamos de Saque Extraordinário do FGTS. Essa modalidade foi liberada pelo governo para que cidadãos possam ter um auxílio financeiro durante a crise econômica. O valor foi liberado no início de 2022, em um saque máximo de R$ 1 mil.

Porém, quem ainda não tirou este dinheiro ainda tem essa chance. A Caixa afirma que R$ 8 milhões ainda podem sofrer resgate por trabalhadores.

Por fim, é possível solicitar o Saque Extraordinário do FGTS até o dia 15 de dezembro. Depois dessa data, o valor retorna para o fundo. Para isso, acesse o site do FGTS ou faça o pedido diretamente pelo aplicativo (Android e iOS).

Imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com