Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 180 milhões de contas digitais serão abertas no Brasil até o fim do ano

Cerca de 84 milhões de contas digitais serão abertas no Brasil até o fim deste ano, representando um aumento de 15% em relação a 2021.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Cerca de 184 milhões de contas digitais serão abertas no Brasil até o fim deste ano, representando um aumento de 15% em relação ao ano passado. Isso é o que aponta um estudo realizado pela idwall, plataforma gerenciadora de riscos dentro do ambiente digital. 

O levantamento, publicado com exclusividade pela Época NEGÓCIOS, aponta que o país terá 4,5 contas digitais abertas para cada indivíduo economicamente ativo. Desde 2016, mais de 400 milhões de contas foram abertas, um número que indica o fortalecimento das fintechs já estabelecidas no Brasil.

Vale lembrar que uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Deloitte, mostrou que em 2021 a abertura de contas correntes por canais digitais ultrapassou pela primeira vez as criadas por meios físicos no país.

Número de contas abertas em 9 bancos surpreende

O número de contas abertas em nove instituições foi de 97 milhões em 2021. O Nubank, com 60 milhões de usuários, e o PicPay, com 65 milhões, lideraram o montante até março de 2022. 

Outras instituições financeiras como next, Neon, Iti, BMG, Inter, C6 Bank e Banco Pan completam a lista. O destaque ficou para o Iti, banco digital do Itaú Unibanco, que obteve um crescimento de 564% no número de clientes, sendo a maioria deles da classe C, D e E.

Bancos digitais brasileiros que são os principais do mercado mundial

O Nubank foi o banco digital mais valorizado de 2021, chegando a um valor de mercado de mais de US$ 45 bilhões, mas atualmente não ocupa mais esse status. Além do roxinho, outros bancos digitais brasileiros, como Neon, Pan, Inter, C6 Bank e Original, seguem sendo os principais bancos digitais do mundo.

Importante ressaltar que Felipe Penido, head de Inteligência da idwall, explica que estima-se que a tendência de crescimento das fintechs seja reduzida. Segundo o levantamento, o mercado já observa uma desaceleração do segmento. 

Crescimento do Pix

Em relação ao Pix, cujo aproximadamente 60% da população do país já utiliza, o estudo mostra que a ferramenta de pagamentos representou mais de 50% do número de transações realizadas no último trimestre do ano passado. 

Além disso, o levantamento mostra que mais de 438 milhões de chaves foram cadastradas e 109 milhões de pessoas enviaram ou receberam um Pix. Cabe lembrar que, com os valores atingidos em março, a ferramenta apresentou um aumento de 72% em comparação com o mesmo mês de 2021.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com