Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prova de Vida Digital: mais de 300 mil pessoas já fizeram o procedimento

Ao menos 300 mil aposentados, pensionistas do serviço público federal e anistiados políticos, desde maio de 2021, usaram os canais digitais para realizar a prova de vida de forma remota e que, portanto, podem continuar recebendo os benefícios previdenciários da União.

De acordo com o Ministério da Economia, o número aponta que houve uma boa aceitação das tecnologias empregadas que favorecem os segurados, que antes tinham que ir até uma agência bancário para realizar a conhecida prova de vida, método pelo qual 720 mil beneficiários passam todos os anos para poder continuar recebendo seus proventos.

É provável que você também goste:

Pagamento do 13º do INSS começa em abril; confira as datas

Afinal, beneficiários do INSS vão receber 14º salário?

Ministro está otimista por autorização de concurso do INSS

No decorrer da pandemia da covid-19, de março de 2020 a setembro de 2021, esse grupo teve a obrigatoriedade da realização de prova de vida suspensa.

Porém, a obrigatoriedade do procedimento voltou a partir de 1º de janeiro de 2022, assim os servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados tiveram que voltar a seguir o cronograma convencional, sendo que no mês em que fazem aniversário devem comprovar que estão vivos.

Prova de Vida Digital

Os aposentados e pensionistas do serviço público federal e anistiados políticos civis da Administração Pública Federal têm a opção de fazer a Prova de Vida Digital através da plataforma SouGov.br, criada pelo Ministério da Economia por meio da Secretaria Especial de desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Quem desejar fazer a Prova de Vida Digital precisará ter cadastrada sua biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Tendo a biometria cadastrada em um dos órgão citados é só instalar o aplicativo Gov.br em seu smartphone e fazer a validação facial para comprovar que está vivo sem precisar ir até uma agência bancária, é só seguir os passo a passo disponibilizado pela própria plataforma.

No aplicativo, além de acompanhar a situação da prova de vida, é possível obter o comprovante e ativar notificações referentes a prazos.

Analytics

Outra ferramenta disponível aos aposentados e pensionistas, mas só para aqueles que têm conta no Banco do Brasil, tem facilitado a vida de quem precisa fazer a Prova de Vida da Administração Pública Federal. Estamos falando do Analytics, que está disponível desde julho de 2021 e realiza o cruzamento de dados para comprovar que o usuário está vivo.

Aquele que faz a prova de vida através do Analytics é informado que a comprovação foi efetuada e que valerá até o próximo período através de mensagem SMS, internet, terminais de autoatendimento do Banco do Brasil ou aplicativo de celular.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kleber Cordeiro / Shutterstock.com