Malha fina do Imposto de Renda: 1,3 milhão de brasileiros estão irregulares; veja os motivos
A Secretaria da Receita Federal informou que 1.366.778 de contribuintes foram pegos pela malha fina do Imposto de Renda. Confira!
Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal liberou a consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Dessa forma, aqueles que não estão com previsão para receber o pagamento na próxima sexta-feira (29) e nem receberam nos lotes anteriores, muito provavelmente caíram na malha fina.
Assim, também nesta sexta, a Secretaria da Receita Federal informou que 1.366.778 de contribuintes foram pegos pela malha fina do Imposto de Renda. Portanto, as declarações apresentaram inconsistências nas informações enviadas. Confira na matéria a seguir os principais motivos e como consultar o seu!
Veja também:
Pix de R$ 200 liberado para os beneficiários do Bolsa Família que cumprirem estes requisitos
Principais motivos de cair na malha fina
De acordo com o Fisco, até este mês de setembro, foram entregues 43.481.995 declarações. Ademais, das restituições que caíram na malha fina, quase 955 mil têm direito a restituição, correspondendo a 70% do total. Além disso, cerca de 386 mil (28% do total em malha fina) têm impostos a pagar e quase 26 mil têm saldo zero (2%).
Portanto, os principais motivos que fazem com que os contribuintes caiam na malha fina são:
- 58,1% – deduções da base de cálculo;
- 27,6% – omissão de rendimentos sujeitos ao reajuste anual;
- 10% – divergências de valores informados em relação a base da Receita Federal;
- 4,3% – deduções de tributação, recebimento acumulado e divergência de valores de carnê-leão.

Consulta à restituição do Imposto de Renda
Enfim, a partir desta sexta-feira (22), o contribuinte pode consultar a restituição pela internet seguindo os passos abaixo. Confira:
- Acessar o site da Restituição do IR;
- Forneça o CPF e a data de nascimento;
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Por fim, clicar em “Consultar a Restituição”.
Ademais, vale destacar que, no e-CAC, é possível acessar um extrato de processamento detalhado, onde poderá consultar possíveis pendências nas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, ou seja, o motivo de ter caído na malha fina.
Imagem: SteffenTravel / Shutterstock.com