Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investimento em criptomoeda pode fazer a pessoa cair na malha fina?

Desde que apareceram, as criptomoedas caíram no gosto de muita gente, sendo um investimento bastante procurado. Porém, o que muita gente não sabe é que, ao investir em criptoativos, você deve fazer a declaração disso para a Receita Federal. Sim, investidores que não declararem investimentos de maneira correta podem cair na malha fina do Leão! Então, para saber mais e evitar este problema, confira a seguir.

Não caia na malha fina: declare seus investimentos em criptomoeda

Dessa forma, vem se tornando bastante comum que contribuintes tenham seu CPF bloqueado por caírem na malha fina. Isso porque a Receita Federal passou a fiscalizar mais de perto pessoas que não declaram seus investimentos em criptomoedas, como o bitcoin e outras.

A malha fina, para quem não sabe, é quando a Receita Federal identifica erros ou divergências no cruzamento das informações prestadas por outras instituições com os dados enviados pelos contribuintes. Em outras palavras: se você investe em uma corretora, a corretora informa à Receita dados sobre esses investimentos. E eles devem ser iguais aos dados que você envia na sua declaração do IRPF.

Caso encontre inconsistências, a Receita faz uma verificação mais detalhada, e você pode até ser chamado para prestar esclarecimentos. Se cair na malha final, também não poderá receber a restituição. Neste ano, das quase 33 milhões de declarações enviadas, 700 mil acabaram na malha fina por inconsistências no investimento de criptomoedas. Esses investidores correm o risco de ter seu documento bloqueado.

Portanto, ao fazer sua declaração, sempre preste atenção a essa questão. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Receita. Se tiver algum problema neste ano, faça a retificação e regularize sua situação o quanto antes. Lembrando que a declaração de criptomoedas deve ser feita na ficha “Bens e Direitos”, no grupo 8, chamado de “Criptoativos“.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.