Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as melhores opções para abandonar a poupança de uma vez por todas

Conheça outras opções de investimento

0

A poupança foi referência por muito tempo quando se tratava de investir facilmente e de forma segura no Brasil. Muitas pessoas depositam dinheiro nela por não abrir mão da facilidade de resgatar o valor com liquidez e também por não possuir desconto no Imposto de Renda.

Contudo, os brasileiros se deparam com um cenário em que a poupança não é mais o investimento mais fácil e seguro do Brasil, muito menos o que mais traz retorno. Atualmente, com a taxa de juros no país em 2,75% ao ano, a poupança rende apenas 1,925% em um ano.

A inflação chegou a 6,1% no último ano (IPCA), o que quer dizer que o dinheiro que o brasileiro deposita na poupança vai perdendo o valor no decorrer dos dias.

Em virtude disso, é importante estar ciente que existem outras possibilidades de investimento. Os tópicos a seguir são compostos por investimentos com características similares às da poupança.

É provável que você goste também

McDonald’s oferece descontos de até 50% no app

Apps do Nubank, Caixa Tem e Banco Inter ficam fora do ar devido a falha da IBM

Facebook Pay, WhatsApp Payments e PIX: quais as diferenças e como cada um pode ajudar seu negócio?

Tesouro Selic x Poupança

O Tesouro Selic se destaca por ser o investimento mais seguro. Seu rendimento segue a taxa Selic, que é a taxa de juros básica do Brasil. Ele rende, neste momento, 2,75% ao ano, com a possibilidade de aumentar se o Banco Central (BC) elevar as taxas.

Entretanto, o dinheiro que foi investido pode ser resgatado após um dia útil da solicitação na corretora de investimentos.

O Tesouro Selic tem a desvantagem de sofrer uma cobrança de Imposto de Renda em cima do lucro de sua aplicação. A taxa começa com 22,5% e vai reduzindo de acordo com o tempo de investimento, o que pode chegar a até 15% sobre os ganhos após 2 anos completos.

Contudo, para conseguir aplicar no Tesouro Selic é necessário abrir uma conta em uma corretora de investimentos capacitada para poder negociar títulos. Outra forma é pelo banco, se houver esta opção. Vale a pena consultar o gerente para conseguir informações sobre essa possibilidade.

O Banco Inter passou a oferecer investimento no Tesouro Direto diretamente pelo aplicativo.

Os Certificados de Depósitos Bancários de liquidez diária

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) de liquidez diária são aplicações disponíveis em bancos com rendimentos variáveis que dependem da taxa contratada no ato da compra do investimento. Compensa aplicar o dinheiro nos CDBs de liquidez diária pois eles rendem 100% do CDI ou até mais.

Da mesma forma que no Tesouro Selic, essa modalidade também tem seus lucros taxados no Imposto de Renda. A vantagem é que o processo de resgate do dinheiro é facilitado nos CDBs, já que algumas instituições financeiras conseguem liquidá-lo no mesmo dia da solicitação.

Algumas contas digitais oferecem a possibilidade de investir, sem muita dificuldades. O Nubank, por exemplo, oferece investimento em CDB de forma automática para o dinheiro que você deixar depositado na conta do Nubank. Você ganha 100% do CDI, e nem perde tempo pensando onde pretender investir.

LCIs e LCAs para evitar impostos

Caso queira escapar dos impostos, pode optar pelas LCIs e LCAs. A grande desvantagem dessa modalidade é a impossibilidade de resgate do dinheiro no momento que for necessário. É preciso esperar, na grande maioria das vezes, o vencimento deles para receber.

Porém, é necessário realizar os cálculos atentamente para saber qual vale mais a pena, retirar a obrigação de pagar impostos não significa que a rentabilidade vai ser maior que nos casos acima.

No Banco Inter, você pode investir em LCI e LCA sem muita dificuldade. Basta você abrir uma conta digital, conferir as características do investimento, aplicar pelo próprio aplicativo e ver o seu dinheiro render.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: CHOTTHANIN THITIAKARAKIAT / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...