Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Apps do Nubank, Caixa Tem e Banco Inter ficam fora do ar devido a falha da IBM

0

Se você tentou usar os aplicativos Caixa Tem, Banco Inter e Nubank nesta segunda-feira (7) pode ter passado por problemas. Isso porque os servidores do Amazon Web Services (AWS) e IBM Cloud ficaram fora do ar em São Paulo. Assim, aplicativos da Caixa, Nubank e Inter tiveram instabilidade durante toda a manhã e parte da tarde.

O problema foi parte de uma infeliz coincidência, quanto tanto o Amazon Web Services (AWS) como o IBM Cloud tiveram falhas em seus respectivos servidores, ambos localizados em São Paulo. O principal efeito foi sofrido pelos usuários do Caixa Tem, que se manifestaram sobre o problema no twitter, mas também pode explicar a instabilidade em instituições financeiras como o Nubank, Digio e Banco Inter.

É provável que você também goste:

Caixa Tem vai se transformar em um banco digital já com 100 milhões de downloads

App do Nubank enfrenta instabilidade nesta segunda-feira (7)

Será que ainda vale a pena assinar Nubank Rewards?

O que causou o problema no IBM Cloud

O IBM Cloud avisou que sofreu uma interrupção no principal fornecimento de água que alimenta as torres de resfriamento no datacenter SAO01, localizado em São Paulo. Ou seja, os computadores passaram a funcionar a temperaturas maiores do que o ideal. Por isso a instabilidade nos serviços, principalmente o aplicativo Caixa Tem.

A Caixa confirmou a história. De acordo com o banco, “o aplicativo Caixa Tem está indisponível em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”.

A falha foi confirmada pela IBM às 11h44 (horário de Brasília), mas é provável que tenha iniciado bem antes. Assim, às 14h26, a empresa disse que “a temperatura dentro do DC 01 de São Paulo estabilizou”, que a recuperação do datacenter estava progredindo e em seguido os serviços voltariam ao normal. 

AWS também ficou instável

No caso do AWS, a empresa explicou que ficou instável entre 4h10 e 10h45 da manhã (horário de Brasília), e que as falhas foram de conectividade e energia, afetando algumas instâncias em uma única zona de disponibilidade (sae1-az3) na região SA-EAST-1. O AWS é responsável por oferecer servidores em diversas regiões do planeta, inclusive para a região de São Paulo. 

De acordo com a Amazon, “um pequeno número de hosts subjacentes sofreu perda de energia”, mas a empresa garante que o problema já foi resolvido e o serviço está funcionando normalmente.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Antonio Guillem/shutterstock.com

Comentários
Carregando...