Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que agora é o momento de pedir crédito ao mercado

A crise financeira que o Brasil passou fez com que os bancos recuassem e acabassem diminuindo drasticamente a concessão de crédito para os seus clientes. Até porque as garantias de um correto pagamento diminuem quando o país está em crise. Veja o por que agora é o momento de pedir crédito ao mercado.

No entanto, o Brasil está conseguindo superar a crise aos poucos e os bancos estão começando a conceder mais crédito aos seus clientes. As instituições, inclusive, estão procurando mais os consumidores para oferecer empréstimos. Os dados são do Banco Central que revisou, na segunda (26), para cima a projeção de crescimento para o crédito livre, em que as taxas são definidas pelas próprias instituições financeiras.

A alta deverá ser de 6% este ano e não 4% como o BC previu primeiramente. “Antes os gerentes não visitavam as empresas para oferecer crédito, agora todos estão fazendo isso, embora as taxas continuem elevadas”, afirmou o diretor da Associação Nacional de Executivos de Finanças e Contabilidade (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira.

Leia mais:

Projeto do novo Cadastro Positivo pode facilitar crédito com juros mais baixos.

Como limpar o seu nome no Serasa, SPC e SCPC.

Como funciona o Cadastro Positivo do Serasa e quanto ele ajuda a conseguir crédito.

Ele ainda disse que observou uma flexibilização maior nas concessões de crédito. “Há um ano, de cada dez fichas, os bancos aprovavam duas. Agora, aprovam cinco.”

Os grandes bancos como o Itaú estão desde o ano passado visitando empresários com um tablet para agilizar operações de crédito. Já o Bradesco está oferecendo prazos mais longos para o consumidor. O concorrente Santander está estudando adotar a mesma medida.

A retomada da oferta, segundo os dados do BC, começou a ser realizada no segundo semestre do ano passado. O financiamento para empresas, no entanto, voltou a partir do último trimestre.

Outro fator que influencia bastante é a queda da taxa básica de juros (Selic). Na semana passada, houve um recuo para 6,5% ao ano, o que significa que aplicar em títulos públicos ficou menos rentável para os bancos. Isso força que as instituições financeiras aumentem a disposição de emprestar dinheiro, como tentativa de compensar as perdas.

O momento realmente indica para um aumento de crédito no mercado, mas é importante não se endividar em situações como essa. Porque é imprescindível conseguir honrar com os compromissos financeiros. Também é muito importante seguir um planejamento financeiro para que você consiga alocar recursos onde realmente precisa.

Conclusão

Embora seja o momento de pedir crédito ao mercado como um empréstimo, cartão de crédito, aumento de limite e financiamento, é bom que você tenha cuidado para não extrapolar. Um bom planejamento financeiro torna-se algo muito importante para conseguir manter as contas em equilíbrio. Claro que mesmo que seja o momento, os bancos não vão liberar tão facilmente assim. É importante seguir algumas medidas para ser considerado um bom pagador no mercado. Confira alguns posts já publicado aqui no Seu Crédito Digital:

Como aumentar o seu score de crédito.

Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

Como funciona o Cadastro Positivo do Serasa e quanto ele ajuda a conseguir crédito.

O que é taxa Selic e o que pode impactar no crédito?

Gostou do artigo sobre pedir crédito no mercado?

Nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando todos os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Fonte: Istoé.