O Cadastro Positivo do Serasa nada mais é que um currículo de seus gastos, contendo todo o histórico de pagamentos. Ele mostra a sua reputação como pagador, além de ajudar as pessoas que não possuem comprovante de renda, mas que pagam as contas em dia. As dívidas atrasadas são extremamente nocivas para quem precisa de crédito emprestado. O mau pagador entra no SCPC e Serasa, por estar negativado no mercado. Já o Cadastro Positivo é o contrário disso, porque o objetivo é enfatizar os pontos positivos do consumidor. Ou seja, fica mais fácil para as empresas reconhecerem que o consumidor é um bom pagador.

Como funciona o Cadastro Positivo

Cadastro Positivo do Serasa

É importante que você tenha paciência depois de fazer o Cadastro Positivo na Serasa. Isso porque aos poucos todas as contas que você pagar em dia serão consideradas. Ou seja, você construirá um histórico de bom pagador e terá uma chance maior de conseguir crédito no mercado. Mas lembre-se que não será de uma hora para outra que o seu score no Serasa sofrerá alterações. Apenas siga pagando em dia que uma hora você será recompensado.

Leia mais:

Projeto do novo Cadastro Positivo pode facilitar crédito com juros mais baixos.

Como limpar o seu nome no Serasa, SPC e SCPC.

Por que você é reprovado na análise de crédito do Nubank.

O Cadastro Positivo é regulamentado pelo Banco Central e quem é responsável por administrar é o Serasa Experian, que também conta com um dos principais cadastro negativos. Atualmente, o sistema funciona por adesão, o que significa que se o consumidor não desejar aderir ao Cadastro Positivo não precisa. No entanto, há um Projeto de Lei Complementar 441/2017 no qual foi aprovado pelo Senado e passará também pela Câmara dos Deputados, que tratará de que ele seja aderido automaticamente para todos os consumidores.

Quando o consumidor adere ao sistema, ele concorda em disponibilizar informações financeiras para as empresas que realizam consultas de crédito. E, com isso, os bancos, financeiras e lojas conseguem ter mais facilidade para fazer a análise do risco de crédito. O que significa, teoricamente, que o consumidor, ao entrar no Cadastro Positivo, conseguiria de uma maneira mais rápida o crédito. No entanto, muitas pessoas enxergam com desconfiança porque as empresas teriam acesso a vários dados relevantes sobre os clientes, e isso poderia ser mais negativo do que positivo.

Confira a primeira exigência do Termo de Adesão do Cadastro Positivo do Serasa:

“Autorizo a abertura de cadastro para anotação dos dados relativos a todas as obrigações pecuniárias assumidas ou que venham a ser assumidas por mim perante quaisquer pessoas jurídicas ou naturais com as quais eu mantenha ou venha a manter relação comercial ou creditícia, abrangendo os dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas em seus respectivos vencimentos ou em atraso, e aquelas a vencer, para constarem do(s) Banco(s) de Dados indicado(s) abaixo, com a finalidade, única e exclusiva, de subsidiar a análise e eventual concessão de crédito, a venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro.”

https://youtu.be/2JIrfyFquqc

Leia mais:

Como funciona o score do Serasa para conseguir crédito.

Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

Benefícios do Cadastro Positivo do Serasa

Cadastro Positivo do Serasa

Reconhecimento pelas contas pagas

Ao fazer parte do Cadastro Positivo, o consumidor é automaticamente reconhecido pelas contas que são pagas em dia. E não somente por possíveis dívidas.

Demonstrar que a dívida foi um imprevisto

Ao ter um bom histórico de pagamentos, a empresa que estará lhe consultando verá que uma dívida pode ter sido apenas um imprevisto.

Manter mais crédito no mercado

Tendo o Cadastro Positivo, você terá mais oportunidades de crédito no mercado. Claro que isso dependerá se você seguir pagando em dia suas contas.

Juros menores e prazos adequados ao seu perfil

Há possibilidade que os juros concedidos ao consumidor sejam menores e mais adequados ao seu perfil.

O Cadastro Positivo vai registrar tudo que você comprou?

Segundo o próprio site do Serasa, o valor da compra, a quantidade de parcelas, as datas de vencimento e os pagamentos serão registrados. No entanto, os produtos ou serviços que o consumidor comprou apenas ele saberá.

https://youtu.be/MmUqqYWI_aU

Considerações Finais

Primeiramente é imprescindível que você pague as contas em dia, só em fazer isso, que é o mais difícil, aumentará consideravelmente suas chances de obter mais crédito na praça. Se você deseja aumentar o crédito no mercado, fazer o cadastro Positivo do Serasa pode lhe ajudar bastante. Isso porque, obviamente, todos seus pagamentos em dia serão contabilizados, o que ajudará as empresas a traçarem o seu perfil e avaliarem se poderão ceder o crédito para você.

Portanto se o consumidor ter a consciência de pagar todas as contas em dia, com certeza vale a pena fazer o Cadastro Positivo do Serasa porque o score aumentará consideravelmente caso não haja nenhum problema em seu pagamentos. Mas no fim das contas, é você quem vai tomar a decisão se vale a pena entrar no Cadastro Positivo.

Gostou do artigo sobre o Cadastro Positivo do Serasa?

Nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando os artigos sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Fontes: Serasa Consumidor, ContaemBanco, Lendico.