Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mudanças no ICMS vão reduzir o preço da gasolina e do diesel?

A recente alta do preço dos combustíveis deve fazer com que as mudanças no ICMS não impacte em quase nada a economia do brasileiro.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na semana passada, os motoristas do Brasil se sentiram aliviados com a definição e mudanças no ICMS. A partir dessa aprovação, a expectativa era que houvesse uma baixa no preço da gasolina e do diesel. Entretanto, à medida em que houve essa aprovação, a Petrobras anunciou um novo aumento nos preços.

E assim, as recentes medidas sugeridas pelo governo parecem não poder frear a elevação dos preços dos combustíveis. Com isso, as mudanças no ICMS vão reduzir o preço da gasolina e do diesel?

Mudanças no ICMS vão reduzir o preço da gasolina e do diesel?

Diante do último anúncio realizado pela Petrobras, o efeito das mudanças no ICMS deve ser frustrado. Ou seja, é muito provável que os motoristas não percebam nenhuma economia no final do mês.

O reajuste que a Petrobras anunciou foi de 14,26% no diesel, e 5,18% na gasolina. Assim, o projeto de lei que fixa as mudanças no ICMS coloca em questão a possibilidade de economia prevista.

Além disso, os estados devem ficar ainda mais resistentes com essa proposta de mudanças no ICMS. É dito isso, pois além da queda estimada na arrecadação, os consumidores devem ficar cada vez mais insatisfeitos com o preço pago.

Outra saída seria a aprovação da PEC dos combustíveis, já que o imposto estadual teria um corte por ela. A União também reservaria em torno de R$ 30 bilhões para reembolsar os estados. Porém, a PEC ainda depende da aprovação do Congresso.

Apesar de todas as medidas propostas pelo governo, o efeito nas bombas deve ser muito pequeno. O que os especialistas estimam é que ao chegar ao final do ano, mesmo com todas as ações adotadas, veremos o combustível com o mesmo valor de agora.

Por fim, a principal razão para isso, é o preço do barril do petróleo no mercado internacional. É ele que vai continuar a ditar os preços dos combustíveis aqui no Brasil. Sendo assim, as mudanças no ICMS devem causar pouco impacto no bolso dos brasileiros.