Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale-Gás pode começar a ser pago todos os meses!

O vale-gás nacional pode ser pago todos os meses, ao contrário do que acontece hoje, onde o benefício é pago a cada 2 meses.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A cúpula do Palácio do Planalto está analisando a possibilidade do vale-gás nacional ser pago todos os meses, ao contrário do que acontece hoje, onde o benefício é pago a cada 2 meses. O projeto é injetar mais dinheiro no programa social, o que possibilitaria a alteração na frequência de pagamento. 

Contudo, ainda não se passa de discussões. De acordo com informações dos bastidores, o governo atua com duas possibilidades para o vale-gás nacional. Sendo uma delas justamente o aumento da frequência dos pagamentos, e a outra opção seria tornar o valor do repasse maior do que é pago atualmente.

Vale-gás nacional

O vale-gás nacional, atualmente, efetua repasses bimestrais, ou seja, são pagos a cada dois meses. Este ano, até agora, os pagamentos aconteceram nos meses de fevereiro, abril e neste mês de junho.

Em dezembro de 2021, o governo chegou a liberar uma parcela do vale-gás para as vítimas das fortes chuvas da Bahia e de Minas Gerais.

O projeto do vale-gás é de autoria do Congresso Nacional, que afirma que o intervalo de dois meses entre os repasses é suficiente para que uma família possa se sustentar com um botijão de gás de 13kg. Dessa forma, é levado em conta que na mesma residência só é preciso receber o benefício a cada dois meses.

Caso a proposta seja aprovada, os benefícios irão receber mais seis parcelas do vale-gás ainda em 2022. Elas seriam pagas nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Porém, após esse período, o programa voltaria ao seu formato original, com pagamentos bimestrais.

Envio das propostas

De acordo com informações do jornal O Globo, publicadas na última quinta-feira (23), será enviado ao Congresso Nacional pelo governo, vários documentos oficiais com as propostas de alteração não somente no vale-gás, mas em outros projetos também.

O envio pode acontecer já na próxima segunda-feira (27). Nos documentos contém propostas para alteração no vale-gás e no Auxílio Brasil. Também devem detalhar o novo voucher para os caminhoneiros.

O auxílio-diesel teria os repasses efetuados também pelos próximos seis meses, somente para os caminhoneiros autônomos. Inicialmente, os pagamentos mensais seriam de R$ 400,00, mas agora pode ser elevado para R$ 1 mil por mês.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: renata sattler colella / Shutterstock.com