Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mutirão Nacional de renegociação de dívidas começa nesta sexta (15); saiba mais

Os consumidores com pendências financeiras poderão renegociar suas dívidas com condições especiais no Mutirão Nacional. Confira!

Nesta sexta-feira (15), tem início o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, onde os consumidores com pendências financeiras poderão renegociá-las com condições especiais. Assim, a realização do evento é de responsabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em conjunto com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons do Brasil.

Dessa forma, o mutirão permitirá a negociação de débitos no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outras modalidades de crédito contraídas junto a bancos e instituições financeiras. No entanto, as dívidas devem estar em atraso, não ter bens dados em garantia e não estar prescritas. Veja mais detalhes!

Como participar do Mutirão de renegociação de dívidas

Portanto, os interessados em participar do mutirão podem negociar diretamente com a instituição financeira credora ou pelo portal consumidor.gov.br. Além disso, para quem preferir, também é possível recorrer ao Proconsumidor, sistema que reúne pedidos e reclamações dos Procons e Defensorias Públicas de todo o país.

De acordo com o diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, o Mutirão Nacional tem o objetivo de reduzir o endividamento entre os brasileiros e trazer alívio financeiro às famílias endividadas. Além disso, Amaury ressalta que as instituições bancárias estão focadas em oferecer condições especiais para que o consumidor possa reorganizar sua vida financeira.

Duas pessoas dando um aperto de mãos em renegociação de dívida
Imagem: Photo Smoothies / shutterstock.com

Resultados de iniciativas anteriores

Por fim, vale ressaltar que através da última edição do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, entre 17 de julho e 31 de dezembro de 2023, foram negociados 3,33 milhões de contratos. Assim, beneficiando aproximadamente 2,7 milhões de consumidores.

Veja também:

App Caixa Tem permite saque de R$ 1.059, mas quem tem direito?

De acordo com um levantamento da Serasa, em dezembro de 2023, o Brasil possuía 71,81 milhões de consumidores em situação de inadimplência. Dessa forma, o mutirão é uma ótima oportunidade de regularizar sua situação econômica.

Imagem: Photo Smoothies / shutterstock.com