Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não aguentou o calor? Ligue o ar-condicionado sem medo com estas dicas de economia

Se rendeu ao ar-condicionado para combater o calor intenso, mas quer economizar na conta de energia? Siga estas dicas!

Para enfrentar o calor intenso que assola as mais diversas regiões brasileiras, muitas vezes, é necessário recorrer ao ar-condicionado, mas o medo do alto consumo de energia é o que preocupa a maioria das pessoas.

Contudo, algumas práticas podem ser adotadas para usufruir desse conforto sem prejudicar sua conta de luz, garantindo a eficiência do aparelho. A seguir, apresentaremos as melhores dicas para economizar no uso do ar-condicionado. Confira e aproveite os benefícios do aparelho!

Combatendo o calor intenso com ar-condicionado sem abdicar da economia

Como economizar utilizando ar-condicionado nesse calor
Imagem: Africa Studio / Shutterstock.com

Modelos de ar-condicionado inteligentes:

Opte por modelos mais recentes, com tecnologias que visam a economia, como a função “sleep”, que ajusta automaticamente a temperatura durante a noite, ou outras características que regulam o consumo de energia. Assim, investir em um aparelho mais moderno pode representar uma economia significativa no consumo.

Climatização do ambiente:

Além de usar o ar-condicionado, bloquear a entrada direta de sol com cortinas ou persianas é uma tática eficaz. Reduzir a incidência de luz solar no ambiente faz com que o aparelho exerça menos esforço para manter a temperatura, resultando em menor consumo de energia.

Veja também:

Caixa anuncia inúmeras vantagens para brasileiros na Black Friday

Além disso, você também pode vedar portas e janelas para aumentar ainda mais a eficiência do aparelho, sem exigir um maior esforço e consumo de energia.

Evite ligar e desligar o ar-condicionado de forma recorrente:

Manter o aparelho constantemente ligado e desligá-lo apenas quando absolutamente necessário, reduz o esforço do equipamento. Nesse sentido, ligar e desligar o ar-condicionado, de forma recorrente, pode aumentar o consumo, pois o aparelho precisa trabalhar mais para atingir a temperatura desejada.

Faça a limpeza do aparelho regularmente:

A manutenção regular é fundamental para a eficiência do ar-condicionado. Limpar filtros e verificar o estado do aparelho garante seu desempenho e evita o aumento do consumo energético.

Escolha a temperatura ideal:

Ajustar a temperatura do ar-condicionado para 23 graus pode ser um ponto de partida, mas a temperatura ideal pode variar dependendo do clima e do ambiente. Assim, defina a temperatura mais confortável, evitando extremos, e conseguirá reduzir o consumo de energia.

Instalação correta:

Ainda, a instalação adequada do ar-condicionado pode influenciar diretamente no consumo de energia. Desse forma, posicionar corretamente o aparelho no ambiente é essencial para otimizar seu desempenho e economizar energia, por isso, escolha profissionais competentes para fazer a instalação.

Ar-condicionado com selo Procel:

Por último, antes de adquirir um aparelho, verifique se possui o selo Procel, que atesta a eficiência energética do produto. Escolher um ar-condicionado com esse selo pode resultar em uma economia expressiva no consumo de energia ao longo do tempo.

Em suma, essas práticas simples podem ajudar a reduzir o consumo de energia, permitindo usufruir do ar-condicionado sem a preocupação com uma conta de luz elevada, mantendo o conforto e a eficiência do aparelho.

Imagem: Africa Studio / Shutterstock.com