Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer após chegar uma notificação extrajudicial?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Se você já recebeu uma notificação extrajudicial, sabe que isso pode ser algo muito preocupante. Afinal, muita gente não sabe o que fazer ao passar por uma situação dessas, e acaba se assustando.

Em geral, as notificações trazem um grande volume de informações e em uma linguagem nada acessível. Isso torna complicado saber o que fazer em seguida. Então, para ter uma ideia de que atitude tomar, confira a seguir.

O que fazer se você receber uma notificação extrajudicial?

Primeiramente, é preciso esclarecer que a notificação extrajudicial pode ser utilizada como uma ferramenta para diversos fins. Um deles, por exemplo, é solicitar o pagamento de dívidas. Outro motivo é para pedir a desocupação de imóveis. Ademais, em outros casos, a notificação serve para avisar você das possíveis consequências judiciais de algum tipo de ato.

Porém, apesar de parecer algo assustador, na maioria das vezes, a notificação extrajudicial vem em “paz”. Ou seja, para tentar resolver uma questão de forma amigável, sem apelar para a justiça. Por isso o nome, extrajudicial. Além disso, muitas empresas optam por este meio de comunicação para resolver o problema de forma prática e econômica. Assim, fica muito mais barato do que entrar com uma ação na justiça.

Por fim, se você recebeu uma notificação extrajudicial, não entre em pânico. A primeira coisa a se fazer é buscar a instituição que fez a notificação, pedindo mais informações sobre o assunto. Isso porque, caso seja uma cobrança indevida, você já consegue resolver a situação e, caso necessário, buscar ajuda de um advogado. Também é importante constatar que a notificação pode ter sido enviada após a quitação da dívida. Nesse caso, é só ignorar.

Se a situação for mais complexa, você pode solicitar o auxílio de um advogado para entender as informações da notificação. E se for preciso, resolver o problema antes que se torne uma questão judicial de fato.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrii Zastrozhnov / Shutterstock