Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova prova de vida do INSS no Banco do Brasil será mais fácil, sem procedimento presencial

No dia 3 de fevereiro de 2022, o INSS publicou a Portaria Nº 1.408, que extingue a Prova de Vida presencial. Dessa forma, os aposentados e pensionistas do INSS não precisam mais se dirigir a agências bancárias para realizar a comprovação. Para ratificar essa parceria, o presidente do INSS reuniu-se com a FEBRABAN e o Banco do Brasil.

Durante a reunião, o Banco do Brasil afirmou que a parceria com o INSS é de extrema importância. O banco se dispôs a avançar nas nos acordos para o uso de informações do banco de dados do BB no procedimento da prova de vida. De igual forma, a FEBRABAN demonstrou-se aberta às mudanças, pois acredita que serão bastante produtivas para os aposentados e pensionistas e também para o setor bancário. 

É provável que você também goste:

Aposentados e pensionistas do INSS vão receber novo benefício em março?

Aposentados e pensionistas: como solicitar o novo crédito consignado do INSS?

Atenção: vacinação e voto agora valem como prova de vida do INSS

Nova Prova de Vida do INSS

Na quarta-feira, dia 02 de fevereiro de 2022, o Ministério do Trabalho e Previdência assinou uma portaria que traz mudanças nas regras da prova de vida. Com essa portaria, não será mais obrigatório o processo ser realizado de forma presencial.

Portanto, o INSS não mais exigirá comprovação de vida de maneira presencial dos aposentados e pensionistas. Isto posto, a prova de vida será feita pelo próprio governo; sendo que a comprovação se dará por meio de consultas em bases de dados públicas (federal, estadual e municipal) e privadas para saber se o beneficiário está vivo.

Quando essa consulta não for possível, será enviada uma notificação ao beneficiário. Apenas assim será necessária a realização da prova de vida, mas sempre preferencialmente de forma online, por meio do Meu INSS.

A nova prova do INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para ser implementada. Por isso, até esse dia o bloqueio do pagamento dos benefícios por falta de comprovação de vida está suspenso para todos os beneficiários do INSS.

Para que serve a prova de vida?

A prova de vida é um método para evitar fraudes no INSS. Para que mantenha-se o pagamento dos benefícios, é necessário o segurado comprovar que está vivo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com