Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo auxílio da CAIXA será pago a milhões de brasileiros; veja se você vai receber

Descubra como o novo auxílio da Caixa pode ajudar a organizar suas finanças. Planeje seu futuro financeiro com estratégias eficazes!

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira um novo auxílio com pagamento administrado pela Caixa Econômica Federal. O programa, proposto pelo governo, visa estimular a permanência de adolescentes na escola e a conclusão do ensino médio.

Esse projeto, chamado “Pé de Meia”, deverá beneficiar aproximadamente 2,5 milhões de estudantes e envolverá um investimento anual de aproximadamente R$ 7 bilhões.

Pé de Meia: como funcionará o novo auxílio da Caixa?

Novo benefício será liberado para estudantes e desempregados
Imagem: ViDI Studio / Shutterstock.com

O Pé de Meia é uma iniciativa do Ministério da Educação com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino médio. Assim, o programa concederá um benefício financeiro para estudantes de baixa renda matriculados na rede pública. Isso desde que suas famílias estejam registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

Veja também:

Bilionária vai distribuir sua herança para 50 pessoas selecionadas; saiba como se candidatar

A proposta não estabelece valores e formas de pagamento e saque do benefício, que terão definição posteriormente, em um ato conjunto dos ministérios da Fazenda e da Educação.

Condições para receber o novo auxílio da Caixa

Para ter direito ao benefício o estudante deverá atender determinados critérios. Entre eles:

  • Fazer a matrícula no início de cada ano letivo;
  • Manter frequência escolar de pelo menos 80% das horas letivas;
  • Ter aprovação ao fim de cada ano letivo;
  • Participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e avaliações estaduais para ensino médio;
  • Participar também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano letivo do curso.

Poupança do estudante

A saber, os valores do benefício serão depositados em uma conta no nome do estudante. Em breve estarão disponíveis mais informações sobre esse processo de depósito e as restrições de movimentação do benefício.

Camilo Santana, Ministro da Educação, espera que o programa possa atenuar o grave problema de evasão escolar observado sobretudo no primeiro ano do ensino médio. Assim, espera-se que a medida incremente o acesso e permanência dos estudantes de baixa renda na escola, favorecendo seu desenvolvimento e formação.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com