O novo Cadastro Positivo entrou em vigor em julho de 2019, mas entrou para valer mesmo somente no mês passado, com o envio de informações dos 5 principais bancos e de outras 100 instituições financeiras. Com o passar do tempo, as bases de dados serão alimentadas cada vez mais com informações das demais empresas, que incluem até mesmo contas básicas de consumo. Nos últimos meses, os consumidores têm sido notificados sobre a inclusão no banco de dados dos birôs de crédito. Tudo indica que teremos uma redução gradual da taxa de juros cobradas dos bons pagadores, e o impacto começa a ser sentido pelos consumidores, como no caso do Nubank, que tem aprovado mais cartões de crédito e liberado mais limite, de acordo com as manifestações dos nossos leitores e nas redes sociais.

É provável que você também goste:

Descubra 5 razões para a reprovação no Nubank mesmo com o nome limpo no SPC e Serasa

Prepare-se: concurso Banco do Brasil é confirmado com salários até R$ 4 mil

Vagas Nubank: confira as oportunidades e o que fazer para se candidatar

Novo Cadastro Positivo ajuda ser aprovado no Nubank

Um dos exemplos que podemos citar é o aumento de limite para aqueles clientes que conseguiram ser aprovados com apenas R$ 50 no Nubank. Desde o final de 2019, o Nubank começou a liberar mais limite de crédito. Inclusive entramos em contato com a sua assessoria de imprensa e nos responderam:

“No Nubank, estamos constantemente testando novas ideias e soluções com diferentes pessoas para entender como podemos oferecer produtos que se adequem aos mais diversos perfis. Oferecer limites iniciais mais baixos no cartão de crédito foi uma das alternativas encontradas para fornecer nossos serviços para uma parcela cada vez maior de brasileiros.”

Ao mesmo tempo em que um bom relacionamento com a fintech colaborou para a liberação de limites maiores, o novo Cadastro Positivo tem ajudado a aumentar o score de crédito dos bons pagadores. Consequentemente, o algoritmo do Nubank considera essas informações.

No Canal Cartões de Crédito Alta Renda, o youtuber Leandro Vieira fala neste vídeo sobre a liberação de mais limites aos clientes do Nubank. Os seus inscritos também relataram um maior número de aprovações e liberação de limites para quem não conseguia de jeito nenhum.

Informações ao Cadastro Positivo

Infelizmente, o Nubank ainda não disponibiliza o histórico de pagamentos para os birôs de crédito, como Serasa Experian, Boa Vista e Quod. Todos os grandes bancos já estão informando. Por este motivo, o recomendável é que você utilize algum outro cartão de crédito para ir construindo um bom histórico de crédito, conseguindo mais limites e crédito em geral no mercado.

Considerações finais

Estamos apenas no início do novo Cadastro Positivo, e somente com o tempo saberemos se ele realmente vai ser benéfico para os consumidores. Ou seja, com mais liberação de crédito para os bons pagadores. Entretanto, tudo leva a crer que o score de crédito consequentemente vai aumentar, e com isso, os bancos poderão ser muito mais flexíveis na análise de crédito.

E você, já sentiu algum impacto do novo Cadastro Positivo na composição do seu score de crédito? Os bancos e demais instituições financeiras passaram a liberar mais limites? Deixe seu comentário logo abaixo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Julio Ricco via shutterstock.com